Como usar a mensagem no Instagram para melhorar o seu marketing

Como usar a mensagem no Instagram para melhorar o seu marketing
loja-virtual

A mensagem no Instagram muitas vezes é deixada de lado nas estratégias de marketing digital

Por isso, neste artigo vou te mostrar todo o potencial que o direct do Instagram tem e como você pode usá-lo da melhor maneira possível. 

Mas antes disso: você sabe o que é a mensagem no Instagram?

O que é a mensagem no Instagram?

A mensagem no Instagram é o recurso de mensagens privadas (comumente conhecido como “DM” ou “direct”). Ou seja, ela permite que você se conecte virtualmente com qualquer pessoa usando a plataforma como um bate-papo. 

Por que você deve incluir as mensagens do Instagram em sua estratégia de marketing digital?

Agora você sabe o que é a mensagem no Instagram, deve estar se perguntando como pode utilizar esse recurso  para gerar resultados de negócios reais.

Sendo assim, aqui estão cinco maneiras pelas quais as mensagens do Instagram podem ajudar a sua marca:

1) Cria oportunidades de networking

A mensagem no Instagram é o lugar perfeito para se conectar com pessoas do seu nicho e alcançar influenciadores que têm um público que pode estar interessado em sua linha de produtos.

2) Melhora a fidelidade à marca

Você pode usar mensagens do Instagram para responder a qualquer pergunta de seus clientes em potencial, oferecer suporte pós-venda ou mostrar apreço a seus fãs e clientes fiéis. 

Além disso, estar acessível e disponível permitirá que você ganhe a confiança de seus seguidores e os conecte em um nível mais profundo. 

3) Aumenta a personalização

De acordo com o vice-presidente e analista principal da Forrester Research, Sucharita Kodali, 36% dos compradores desejam que as marcas façam ofertas mais personalizadas.

Da mesma forma, um artigo recente da Forbes delineando os resultados de uma pesquisa da Segment argumenta que a personalização pode impulsionar as compras, minimizar os retornos, aumentar a fidelidade à marca e, por fim, aumentar a receita.

Sendo assim, para aumentar a personalização do que conversar com seus clientes individualmente você pode usar a mensagem no Instagram. 

4) Aumenta as vendas 

Usar mensagens diretas do Instagram para alcançar influenciadores que podem promover seu serviço ou produto.

Além disso, se alguém entrar em contato com você pelo Instagram perguntando sobre os seus produtos e serviços, aproveite o contato e faça um pitch de venda. 

5) Gerar leads

Alguém se envolve frequentemente com suas histórias ou postagens? Envie a eles uma mensagem no Instagram com um ebook, vídeo, infográfico ou qualquer outro material rico que transforme o seu seguidor em lead.

Ou seja, deixe-os saber que você aprecia seu apoio contínuo e use mensagens diretas para interagir com eles a respeito de seus comentários ou perguntas.

Além disso, essa conversa particular pode levá-los a se tornarem seus futuros clientes! 

Quais são os tipos de mensagem direta?

Quais são os tipos de mensagem direta

Muita coisa acontece dentro daquele misterioso ícone de avião de papel no canto do seu aplicativo do Instagram. Por isso, vamos desembrulhar quatro tipos de mensagens diretas que você pode enviar pelo Instagram para melhorar o seu marketing digital.

1) Texto

A forma mais básica de usar a mensagem do Instagram é com um texto simples.

Mas nada de enviar textão, viu? Converse como se você tivesse no WhatsApp e faça perguntas para continuar a conversa.

2) Foto

Tirou uma foto épica que ainda não está pronta para ser postada no mundo do Instagram? Ou tem uma foto de algo legal que deseja compartilhar com um cliente?

Talvez seja uma foto de um gatinho adorável que não combina com o seu feed. Envie-o usando a mensagem direta do Instagram para que apenas algumas pessoas vejam!

3) Vídeo

Tem um cliente que tem algumas perguntas? Ou talvez um cliente que deseja ver uma demonstração do seu produto?

Grave um vídeo rápido e envie para eles!

4) Mensagem de voz 

Outra maneira de responder seus clientes ou potenciais clientes é enviando um áudio. Assim você pode ser bem específico e ainda gerar conexão com ele.

O que você pode enviar como mensagem no Instagram para expandir seus negócios?

O que você pode enviar como mensagem no Instagram para expandir seus negócios

Veja agora alguns modelos para você enviar mensagens no Instagram com foco em melhorar a sua estratégia de marketing digital.

1) Mensagem para gerar parcerias

Talvez você seja um especialista em estratégia do Instagram à procura de um mago de bots de mensagens para trocar de serviços. Aqui está um modelo para inserir em seus DMs!

Olá, [nome]!

Eu amo o que você [cria / faz / diz]. Eu especialmente amo como você [menciona detalhes].

Meu nome é XYZ e sou especialista em […]. Eu ajudo [cliente-alvo] a alcançar [seu maior ponto de dor]. Não pude deixar de notar que nossos negócios estão alinhados e aposto que nos daríamos muito bem também.

Se você estiver interessado em trabalhar junto para comercializar nossas habilidades ou serviços, adoraria entrar em contato. Acho que seu [serviço] seria um ótimo com meu [serviço]. Se você gostaria de discutir mais essa ideia, me avise e encontraremos um momento!

2) Envie um produto para um influenciador

Administrando um comércio eletrônico e procurando influenciadores para divulgar seu novo produto? Envia uma mensagem usando o modelo abaixo para uma solicitação de recurso do produto!

Olá, [nome]!

Eu amo o que você [cria / faz / diz]. Eu especialmente amo como você [menciona detalhes].

Meu nome é XYZ e eu crio [produto] para [cliente-alvo]. Estou sediado em [city] e meu produto é mais conhecido por [problema que seu produto resolve].

Eu adoraria enviar a você uma remessa gratuita do meu [produto] para ouvir sua opinião. Estou sempre em busca de feedback, significaria muito para mim se você pudesse compartilhar seus pensamentos honestos em um post no Instagram. Deixe-me saber se você estiver interessado!

3) Solicite um produto

Agora, se você é um influenciador que deseja se conectar com uma marca que ama ou na qual está interessado? Experimente essa mensagem:

Olá, [nome]!

Eu amo o que você [cria / faz / diz]. Eu especialmente amo como você [menciona detalhes].

Meu nome é XYZ e sou uma [profissão]. Estou morando em [cidade] e sou mais conhecido por minha [habilidade / dom / ângulo único]. Meu público ADORA minha opinião sobre [nicho] no Instagram.

Vejo que seu PRODUTO / SERVIÇO seria algo que meus seguidores adorariam aprender mais. Você estaria aberto para me enviar uma [amostra / nome de produto gratuito] em troca de uma avaliação e mensagem no meu feed do Instagram e nas histórias? Espero ouvir suas respostas logo!

4) Use o Instagram Stories para receber mensagens

Você pode utilizar os stories do Instagram para receber mais mensagens diretas. Como, por exemplo:

  • Proponha uma pergunta em suas histórias e peça a seus seguidores que enviem uma mensagem direta a você. 
  • Se você está falando sobre um novo produto ou serviço, adicione uma enquete em sua história perguntando se os espectadores querem mais informações. Envie uma mensagem direta para todos que responderam “sim”.
  • Ao compartilhar histórias sobre um evento que está chegando, peça aos seus espectadores para enviarem uma mensagem direta para obter mais informações. Depois, você pode responder às perguntas em tempo real, o que pode aliviar as preocupações das pessoas e aumentar o número de participantes do evento.

5) Alcance os engajados constantes

Há alguém em sua comunidade que está sempre comentando suas postagens? Eles sempre respondem às suas enquetes e assistem às suas vidas no Instagram?

Envie-lhes uma mensagem direta pessoal!

Seja genuíno e agradeça-lhes por se envolverem com suas postagens. Essa experiência personalizada do cliente provavelmente os inspirará a continuar a interagir com suas postagens. 

Além disso, você também pode oferecer aos seus seguidores mais envolventes um código de cupom especial como forma de agradecimento, gerando mais vendas para você!

Como enviar mensagens diretas no Mac e no PC – passo a passo

Se você administra a mídia social para uma empresa, é provável que esteja trabalhando muito em um laptop, como um Mac ou PC. 

Como todos sabemos, o Instagram também está disponível nesses dispositivos, e você ainda pode enviar mensagens deles da mesma forma que faria ao usar o aplicativo Instagram em um telefone celular. Aqui está um passo a passo de como fazer isso:

Etapa 1 – Acessando seus DMs

Primeiro, faça login no Instagram em seu MAC ou PC através do site deles. Isso o levará automaticamente para o seu feed, onde você verá postagens e histórias das contas que você segue. No canto superior direito, você verá o avião de papel que mencionamos anteriormente. 

Etapa 1 - Acessando seus DMs

Etapa 2 – Escolha de uma conta para enviar mensagem

Clique no ícone do avião de papel para navegar até suas mensagens diretas. Aqui, você verá uma lista de todas as suas conversas privadas anteriores com outras contas. 

Além disso, para se reconectar a uma conta para a qual já tenha enviado uma mensagem, você pode rolar pelo histórico de mensagens até encontrar a conversa que está procurando ou buscar pelo nome de usuário. 

Etapa 2 - Escolha de uma conta para enviar mensagem

Etapa 3 – redigindo sua mensagem

Pronto! Agora é só escrever sua mensagem! Haverá uma barra na parte inferior da tela, na qual você pode começar a digitar o que quiser. 

No lado esquerdo dessa barra, há um ícone de rosto sorridente, que você pode pressionar para ter acesso rápido aos emojis.

Além disso, na extremidade direita da barra há um coração, no qual você pode clicar para enviar um coração automaticamente no bate-papo. E à esquerda do botão de coração está um ícone de foto, que você pode usar para acessar as fotos e documentos que você tem em seu Mac ou PC.

Etapa 3 - redigindo sua mensagem

Depois de criar sua mensagem, tudo o que você precisa fazer é pressionar o botão “Return” ou “Enter” em seu teclado!

Se você acidentalmente enviar sua mensagem antes do tempo ou cometer um erro de digitação, não se preocupe – se você clicar com o botão direito do mouse em uma mensagem enviada, poderá escolher “cancelar o envio” dela. 

No entanto, tente não fazer isso com muita frequência, pois o destinatário pode receber uma notificação de que você enviou uma mensagem e ficar confuso sobre o motivo pelo qual nenhuma mensagem aparece em seu direct.