Marketing de Conteúdo para Instagram: 5 maneiras de gerar conteúdo para o seu perfil

Marketing de Conteúdo para Instagram 5 maneiras de gerar conteúdo para o seu perfil
loja-virtual

Utilizar o marketing de conteúdo para Instagram se tornou uma necessidade para empresas de diversos setores, afinal sabemos que essa é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e também no mundo.

Estar presente no Instagram não é mais uma opção e sim uma obrigação!

Se você quiser ter uma noção melhor disso, saiba que o Instagram é a segunda plataforma mais usada no mundo todo, com usuários de diferentes perfis. 

Dessa forma, estar presente nessa mídia é uma estratégia elementar para que a marca seja vista.

Contudo, só estar presente não é suficiente, é preciso saber como usar a rede do jeito certo para orientar a percepção da empresa, estabelecer a imagem e criar a comunicação de forma adequada.

Sendo assim, o Marketing de Conteúdo para Instagram é uma estratégia extremamente eficaz para quem deseja elevar o nível de consciência dos seguidores e convertê-los em clientes. 

Essa técnica é um dos principais pilares do Marketing Digital.

Pois, os consumidores estão sempre em busca de informações ricas e relevantes, por meio dos canais que eles mais usam.

Para isso neste artigo vou te falar:

  • O que é marketing de conteúdo
  • Quais as vantagens dessa estratégia
  • Como gerar conteúdo para o Instagram 
  • E quais ferramentas vão te ajudar no processo

Já está com papel e caneta para anotar? Então, vamos lá!

O que é Marketing de Conteúdo? 

Pois bem, antes de colocar uma estratégia em prática, você precisa conhecê-la. Logo, essa é a primeira coisa que eu vou te explicar nesse artigo.

O marketing de conteúdo é a produção de informações e materiais relevantes e valiosos para a persona, ou seja, a personificação do seu cliente ideal. 

Todos os esforços dessa estratégia visam levá-la a realizar uma ação, além de atrair e engajar o público. 

Para isso, você pode produzir o conteúdo em diversos formatos, tais como:

  • Textos;
  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Quando uma pessoa ou empresa investe nessa estratégia, elas conseguem impactar as pessoas de maneira positiva, gerando autoridade e mais oportunidades de negócios e conversões em vendas.

Assim como existem diversos formatos para a produção do conteúdo, também existem diversos meios de divulgação do material produzido. 

Você pode divulgá-los por meio de diversos canais, como sites, blogs e as redes sociais, como o Instagram, que já é usado por 90% dos usuários da internet. 

Com isso, ao adotar as ações nas mídias, você conseguirá:

  • Divulgar sua marca;
  • Engajar a audiência;
  • Gerar tráfego;
  • Aumentar as oportunidades.

E por conta disso, você precisa começar a praticar o marketing de conteúdo para Instagram dentro do seu negócio.

Como muitas empresas só usam o Instagram como vitrine virtual, utilizar o Marketing de Conteúdo para Instagram pode te fazer sair na frente da concorrência e se destacar, pode ser o seu grande diferencial.

Vantagens de usar Marketing de Conteúdo para o Instagram da sua empresa

Depois que a internet surgiu, as pessoas passaram a ter mais autonomia para buscar pelo conteúdo que deseja consumir e responder a ele. 

Sendo assim, o universo de oportunidades que se originou para produzir o conteúdo que seu público-alvo quer consumir e atrair ele para sua opção também aumentou.

Por isso, uma boa estratégia de marketing de conteúdo não é focada apenas em vender o produto. Ela traz benefícios para quem está consumindo ele, como a solução de um problema, dúvida ou ensinar algo novo.

No Marketing de Conteúdo, a venda é uma pequena parte de todo um processo que é realizado.

E essa estratégia tem muitas vantagens para as empresas que a utilizam pois, ao consumir o seu conteúdo, o seu público vai ter uma visão positiva sobre a sua marca. 

Além disso, você tem mais chances de criar um relacionamento com o seu potencial cliente através do conteúdo, e fazer com que ele sinta que te conhece.

Mas se você ainda não está convencido, deixa eu te mostrar outras vantagens do Marketing de Conteúdo para Instagram.

1. Flexibilidade

Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo para Instagram é a flexibilidade da estratégia. 

Por que você acha isso Adriano? 

Simples! Olha quantos conteúdos você pode produzir:

  • Imagem única para Feed
  • Post em formato carrossel
  • Vídeos de até 1 minuto no Feed
  • Reels
  • IGTV
  • Lives
  • Stories
  • Enquetes
  • Caixa de Perguntas

Você pode optar por um, dois, três ou mais conteúdos para Instagram por semana, dando o ritmo que a sua empresa precisa para alcançar seus objetivos.

O que você precisa focar é em entender quais formatos de conteúdo são mais valorizados pelo seu público e criar conteúdo otimizado, é claro.

2. Visibilidade

Outra vantagem de usar o Marketing de Conteúdo para Instagram é que você aumenta e muito a visibilidade da sua marca.

Com as técnicas de SEO alinhadas, você consegue alcançar um número enorme de pessoas de forma orgânica no Instagram.

Algumas delas são o uso de Hashtags e a geolocalização!

Além disso, quando você cria conteúdo para o Instagram, você amplia a capacidade de atingir novas pessoas. Quanto mais relevante for esse conteúdo, mais compartilhamentos ele conquista, trazendo cada vez mais admiradores para a sua marca.

3. Tráfego

A possibilidade de fazer Tráfego no Instagram vai levar o seu negócio para outro patamar!

Esse é um dos principais benefícios do marketing de conteúdo para o Instagram.

Um anúncio bem estruturado, voltado ao seu segmento de mercado tem o poder de gerar até 7,8 vezes mais visitas, tornando sua marca ainda mais conhecida.

E o melhor é que o orçamento é você quem define. Você pode começar a fazer tráfego no Instagram com apenas R$6,00 e o valor máximo é indefinido! 

E aí, você já testou esta estratégia no seu negócio?

4. Conversão de clientes

Talvez você esteja se perguntando como que entregar conteúdo vai te trazer mais vendas. 

O  Content Marketing Institute afirma que é possível gerar seis vezes mais conversões com produção de conteúdo para web.

Isso significa que quando você usa o marketing de conteúdo no seu Instagram, a visibilidade e a credibilidade da sua marca aumentam. 

Logo, as pessoas passam a se identificar com sua empresa e é natural que ela se sobressaia aos demais concorrentes, gerando as conversões, isto é, mais vendas!

5. Autoridade

Com a produção e publicação de novos conteúdos e informações, a empresa acaba tendo um melhor posicionamento na internet e construindo autoridade. 

É muito importante mostrar conhecimentos profundos sobre o seu nicho de atuação, e isso pode ser feito com o Marketing de Conteúdo para Instagram.

Para isso,lembre-se de sempre focar na criação de conteúdo de qualidade e relevância e que geram interesse e engajamento no público. 

Neste ponto, a quantidade pode ser tão importante quanto a qualidade. 

6. Economia

Todas essas vantagens que eu te mostrei resultam em um único objetivo final (o objetivo de toda empresa): aumentar as vendas. 

E a  grande vantagem disso tudo é que o Marketing de Conteúdo para Instagram é uma estratégia mais barata e efetiva. 

Não podemos negar que inicialmente você terá que investir um pouco mais em algumas ferramentas. 

Contudo, o resultado dessa capacidade que o marketing de conteúdo tem de gerar valor ao longo do tempo pode levar sua empresa a economizar até 60% do seu orçamento de marketing.

Assim sendo, você terá mais espaço para variar as estratégias e encontrar novas formas de captar clientes com custos mais atrativos.

Marketing de Conteúdo para Instagram: como gerar conteúdo?

Se você quer ser um produtor de conteúdo para o Instagram, então deve focar em garantir que o público esteja sempre aprendendo algo, sendo educado e preparado para tornar-se cliente.

E não só isso, você também deve pensar em maneiras de assegurar a satisfação e fidelização dos clientes. Para isso, é fundamental ter uma boa estratégia de produção de conteúdo para o seu Instagram.

Assim, estabeleça metas diferentes, que se adequam às necessidades da sua empresa. 

Portanto, invista em boas ideias, para bater métricas, aumentar o alcance com postagem ou converter mais vendas.

Para ajudar, eu separei alguns conteúdos que vão te ajudar na hora de produzir conteúdo para o seu Instagram.

Vem comigo!

1. Crie um calendário editorial

A gente sabe que ninguém tem uma vida tão leve que possa ficar todos os dias somente produzindo conteúdo para o Instagram. 

A não ser que você seja um Influencer.

Sendo assim, uma das melhores dicas para criar conteúdo para Instagram é criar um calendário editorial. 

Isso porque o Instagram prioriza a consistência, portanto, é preciso criar um processo para postar sempre e ter melhor alcance.

O calendário editorial permite que você produza conteúdos de maneira mais estratégica, levando em consideração os diferentes estágios do funil de vendas e a persona do seu negócio.

Além disso, como eu falei antes, a qualidade aqui é melhor que a quantidade. Então, ter uma organização vai fazer que seus posts tenham mais qualidade e assim, seu conteúdo é mais aceito pelo público.

2. Faça lives

Os vídeos ao vivo estão cada vez mais famosos no Instagram. Pois, permite uma maior interação com o público. Sendo assim, são ótimos para as mais diversas ocasiões.

Durante a transmissão, o seu público pode reagir, pode comentar e tudo isso aumenta os níveis de engajamento da sua conta.

Além do mais, quando você entra ao vivo, seus seguidores recebem uma notificação e isso permite que o alcance do seu perfil também seja maior.

E tem mais! A ferramenta também permite que você convide uma pessoa de outro lugar para participar da live.

Desse jeito, com esse recurso você pode fazer sorteios ou promoções, fazer webinários ao vivo e muito mais.

E não se esqueça que você não está lá sozinho! 

Há alguém além das câmeras. Esse alguém é seu potencial cliente e ele quer interagir, se comunicar e criar relacionamento com você. 

Então, olhe sempre para a câmera!

3. Utilize o Stories

Aqui o conteúdo fica disponível apenas por 24 horas. Depois ele desaparece, a não ser que você crie um destaque para ele no seu perfil.

Sendo assim, esse formato de publicação é de consumo rápido!

Isso significa que, ao contrário do feed, eles têm mais chances de serem visualizados.

E essa é a sua oportunidade de agarrar a atenção do seu público.

Por isso, use-o com inteligência! 

Nos Stories, você pode:

  • Tirar dúvidas das caixinhas de perguntas
  • Trazer uma dica rápida
  • Fazer enquetes
  • Mostrar a rotina e os bastidores
  • E muito mais

4. Não se esqueça do Feed

Navegar pelo feed é o hobby principal de um usuário do Instagram. 

É por meio dele que o seguidor visualiza as publicações dos perfis que segue.

Nesse formato de publicação, temos que gerar conteúdo que gere interações. Pois é dessa forma que as suas postagens vão alcançar mais pessoas do seu público.

Ou seja, quanto maior o número de salvamentos, comentários e curtidas, melhor.

O conteúdo do feed é permanente, a não ser que você opte por ocultá-los.

Então, use esse espaço de maneira assertiva, sempre com conteúdos profundos e de boa qualidade para garantir que suas publicações tenham um bom desempenho.

5. Faça Posts em Formato Carrossel

Muitas pessoas dizem que fazer postagens nesse formato dá muito trabalho. 

Mas saiba que esse é um dos formatos que mais geram interações e engajamento

Como os carrosséis precisam de um conteúdo profundo, ele geralmente vai transmitir mais conhecimento. Logo, o seu seguidor vai passar mais tempo consumindo a sua publicação por completo. 

Além disso, essa é uma postagem que tem muito mais qualidade que as outras porque como eu disse o conteúdo dela é sempre profundo. 

Então, se você quer criar um bom conteúdo para o Instagram, não deixe essa técnica de fora!

Aplicativos para usar no Marketing de Conteúdo para Instagram

Existem alguns aplicativos que podem te auxiliar na sua estratégia de Marketing de Conteúdo para Instagram.

Vou te apresentar alguns que vão te ajudar com a criação das peças, planejamento e postagem automática.

Já adianto uma dica: geralmente essas plataformas estão em inglês, então utilize o tradutor para fazer a busca pelo que você deseja dentro da ferramenta.

Banco de Imagens e Design

Pexels:

O Pexels oferece fotos profissionais de alta qualidade e inteiramente grátis licenciadas sob a licença do Pexels. São centenas de milhares de fotos profissionais grátis.

Todos os dias, novas fotos de alta resolução são adicionadas à base. Todas as fotos são selecionadas com cuidado a partir das fotos carregadas pelos usuários ou fornecidas por sites de imagens grátis. 

Freepik

É um agregador de conteúdo criativo que reúne milhares de arquivos disponíveis para download de graça. Através dele você pode procurar o arquivo que desejar, visualizar o link para download, e baixar à vontade. São vetores e imagens nos mais variados formatos de arquivo, ai, eps, svg, psd e muito mais. 

InShot

É um aplicativo gratuito para Android e iOS capaz de postar fotos e vídeos inteiros, sem cortes, no Instagram.

Com ele, é possível aplicar bordas com cores, adicionar filtros e, até mesmo, aplicar textos. Para vídeos, o app permite cortar a parte que desejar e inserir um áudio.

Pixabay

Pixabay é uma comunidade vibrante de criativos, compartilhando imagens e vídeos com licença gratuita de uso. Todo o conteúdo que é lançado sob a Licença de uso Pixabay o torna seguro para o uso sem ser necessário pedir permissão ou atribuir crédito ao seu autor – mesmo para o uso comercial.

Unsplash:

É um banco gratuito de fotografias. Especializado em fotos, o site concede um estilo diferenciado e um olhar mais sensorial a respeito do objeto.

Suas fotos não tem um cunho tão comercial quanto em outros bancos, entretanto possui características mais emocionais e autênticas em seus trabalhos. 

Fontes Gratuitas

Dafont:

É um centro de busca de fontes com milhares de opções capazes de enriquecer um projeto complexo ou mesmo um texto em Word, para ser usado por qualquer pessoa. Ele é gratuito e funciona em qualquer navegador.

Font Squirrel

O Font Squirrel vasculha a Internet em busca de fontes de alta qualidade e legitimamente gratuitas. Dá para baixar milhares de fontes totalmente legais, de alta qualidade e gratuitas.

Plataformas de Agendamento

Buffer:

É uma plataforma que, além de permitir agendar postagens no Instagram, também autoriza que associe contas em outras redes sociais como o Twitter e Facebook, entre outros.

Uma das principais vantagens é a possibilidade de criar um post a ser replicado em todas elas simultaneamente, caso não entrem em conflito com alguma das regras.

Hootsuite

Apesar do HootSuite ser uma das ferramentas mais antigas voltadas à gerenciamento de mídias sociais, apenas recentemente que passou a permitir agendar postagens no Instagram. 

É possível publicar a mesma foto, texto ou link simultaneamente por outras mídias, além de acompanhar métricas e a evolução de suas páginas e perfis.

Mlabs:

O  mLabs é um gerenciador de mídias sociais e é ideal para quem também quer marcar presença no Facebook e Twitter, além do Instagram.

Ele permite agendar postagens nas mídias sociais citadas na frase anterior, além de permitir também gerenciar suas inbox, fazendo com que seja possível responder seguidores do Facebook, Instagram e Twitter em apenas uma janela.

Junto a isso, o mLabs também dispões de relatórios para analisar as métricas de seus posts agendados e a possibilidade de visualizar suas publicações como se fosse um calendário.

Etus

Esta ferramenta – que funciona no seu browser – permite que agende postagens no Instagram em poucos minutos.

Com ela, pode escrever a descrição do seu post, inserir emojis e ainda ter a sua assinatura personalizada. Além disso, também pode integrar com a sua página do Facebook e fazer a postagem nas 2 mídias ao mesmo tempo. Uma verdadeira mão na roda para quem quer otimizar o seu tempo no Instagram!

Conclusão

Neste artigo, você pode aprender diversas coisas sobre o Marketing de Conteúdo para Instagram. 

Primeiro, eu te mostrei o que é essa estratégia e como você pode aplicá-la no seu negócio. Depois, te mostrei as vantagens de utilizá-la. 

Em seguida, te mostrei como você pode usá-la na prática e ainda te dei diversas ferramentas para ajudar você nesse processo. 

Saiba que só pelo fato da sua empresa usar o Instagram, ela já está se aproximando mais de seu público. 

Entretanto, é crucial investir em boas estratégias, como o Marketing de Conteúdo, para aumentar os níveis de consciência do seu público e convertê-los em clientes.

Dessa forma, as pessoas irão considerar que o seu negócio é uma solução para os problemas e necessidades delas.

O Instagram já oferece os recursos que permitem que um negócio se destaque. Isso unido às estratégias de marketing de conteúdo, os resultados podem ser ainda mais satisfatórios! 

Se você tem alguma dúvida, deixe um comentário.