Qual a diferença entre influenciadores e qual o melhor para a sua estratégia

Qual a diferença entre influenciadores e qual o melhor para a sua estratégia
loja-virtual

Você já percebeu que existe diferença entre influenciadores? Tem o nano, micro, mid, macro e mega macro influenciador!

É importante você saber sobre cada um deles para não errar na hora de escolher um influenciador para a sua próxima campanha de marketing de marca. 

Alguns podem pensar que quanto mais seguidores o influenciador tiver, melhor para a sua marca. Mas eu vou te mostrar neste artigo que não é bem assim que funciona.

Uma pesquisa da Later x Fohr, por exemplo, mostra que quanto menos seguidores um influenciador tiver no Instagram, a tendência é que a sua taxa de engajamento será maior. 

Sendo assim, antes de te mostrar como usar cada tipo de influenciador de acordo com a sua estratégia, você precisa entender a diferença entre eles. Vamos lá?

Qual a diferença entre influenciadores no Instagram?

Em geral, a principal diferença entre influenciadores no Instagram está relacionada à quantidade de seguidores. Veja só:

  • Nano: 0k a 10k
  • Micro: 10k a 100k
  • Mid: 100k a 500k
  • Macro: 500k a 1M
  • Mega Macro: 1M+

Cada tipo de influenciadores tem seus pontos fortes e fracos. Por isso, antes de decidir com qual tipo de influenciador você vai entrar em contato é necessário entender outros fatores. 

Por exemplo, um macroinfluenciador tem um público enorme. É ideal para aquelas campanhas que você deseja uma conscientização em massa, pois esse tipo de influenciador pode ajudar a mudar a percepção que as outras pessoas têm da sua marca. 

No entanto, por ter um status de quase celebridade, um macroinfluenciador, em geral, tem um custo mais alto. Sendo assim, não é indicado para marcas menores. 

Por outro lado, os nano e micro influenciadores têm um público menor, mas que é mais direcionado e, muitas vezes, mais engajado. Além disso, os valores para fechar contrato com esses influenciadores, em geral, é um custo mais baixo.

Como o número de seguidores afeta a taxa de engajamento do influenciador?

O engajamento no Instagram (curtidas e comentários, por exemplo) é essencial para mostrar o quanto o público do influenciador está envolvido com o conteúdo que ele publica. 

Ou seja, esse é um fator essencial para avaliar qual é o poder de conversão que um influenciador tem. 

Afinal de contas, como o próprio nome diz, um influenciador é alguém que tem capacidade de influenciar outras pessoas a seguirem uma tendência ou criar sua própria tendência. 

Sendo assim, não faz muito sentido você entrar em contato com um influenciador que os seguidores dele não se envolvem com as publicações

Como descobrir a taxa média de engajamento?

De maneira bem simples, a taxa de engajamento é a quantidade de curtidas mais comentários pelo total de seguidores. 

Por exemplo, se um influenciador tem 10 mil seguidores e uma taxa média de engajamento de 5%, aproximadamente 500 pessoas irão gostar ou comentar em casa uma das suas publicações. 

É claro que esse não é um número exato, mas sim uma média que você pode considerar. Afinal de contas, ninguém quer investir em um influenciador e não ter bons resultados, certo?

E como você pode fazer essa conta?

Bom, você pode fazer isso manualmente ou utilizar calculadoras online gratuitas como estas:

Lembrando que essas calculadoras vão te mostrar a porcentagem de engajamento, então você precisa saber qual é a média de taxa de engajamento no Instagram. Em geral, segundo o relatório da pesquisa da Later x Fohr, as médias são essas:

  • Nano (0k a 10k): 4%
  • Micro (10k a 100k): 2%
  • Mid (100k a 500k): 1,6%
  • Macro (500k a 1M): 1,3%
  • Mega Macro (1M+): 0,8%

Ou seja, segundo o relatório, quanto mais seguidores um influenciador tem, mas a taxa de engajamento diminui. 

Os valores são um pouco diferentes das calculadoras que te mostrei lá em cima. Em médias, essas calculadores levam em consideração os seguintes resultados:

  • > 1M: 1,97%
  • 100K – 1M: 2,05%
  • 20K – 100K: 2,15%
  • 5K – 20K: 2,43%
  • 1K – 5K: 5,60%

Mas isso não é uma fórmula mágica que você precisa saber exatamente o quanto é cada porcentagem. O importante é você saber que à medida que o número de seguidores aumenta, a taxa de engajamento diminui. 

Além disso, você precisa pensar na sua estratégia. Por exemplo, um nano influenciador tem uma taxa de engajamento de 4%. No entanto, se ele tiver 10 mil seguidores isso significa que 400 pessoas vão se engajar com a sua postagem. 

Já um macroinfluenciador, mesmo com uma taxa de engajamento baixa, dependendo da quantidade de seguidores, vai ter mais pessoas envolvidas do que um nano influenciador.

Qual influenciador é melhor para o marketing da minha empresa?

Você percebeu que, em geral, um nano influenciador tem um melhor desempenho em engajamento (curtidas, salvamento, comentários, etc), mas, por outro lado, o macroinfluenciador tem o poder de aumentar o reconhecimento da sua marca em massa. 

Sendo assim, qual dos influenciadores é o melhor para a sua marca?

Depende!

Se você está com um orçamento apertado ou quer atingir um público menor, você pode trabalhar com influenciadores nano e micro.

Agora, se você quer um maior impacto para a sua marca, sem se preocupar muito com engajamento, os micro, médio e macroinfluenciadores são os ideais.