Pós-venda no e-commerce: 7 maneiras de encantar seus clientes

Pós-venda no e-commerce 7 maneiras de encantar seus clientes
loja-virtual

Oferecer um pós-venda no e-commerce de qualidade é um diferencial para as lojas virtuais da atualidade. 

Isso porque já é de conhecimento geral que ter bons produtos, ser acessível e ter um ótimo atendimento são obrigações de um e-commerce de sucesso, ou, pelo menos, deveriam ser, já que garantem a sobrevivência no mercado que é bastante concorrido.

Quando analisamos o mercado, podemos ver que muitas lojas oferecem produtos e mercadorias parecidos. Boa parte possuem as mesmas funcionalidades e, às vezes, até mesmo a qualidade dos produtos é semelhante. 

Dessa forma, o que faz toda a diferença no processo competitivo de mercado são as ações do pós-venda. Por isso, aqui você vai aprender como ter um pós venda no e-commerce que gere sucesso para sua loja virtual e faça a sua marca sair na frente da concorrência.

Acompanhe comigo!

O que é pós-venda no e-commerce?

O pós-venda no e-commerce é o conjunto de ações depois que o cliente finaliza a transação de compra. 

Nessa parte do processo, você deve estabelecer um vínculo, um contato com o cliente sempre pensando em novos negócios no futuro. 

Aqui você vai dar um novo passo, vai caminhar para o nível 2: a fase de namoro. E esse namoro precisa ser sólido, ou seja, precisa ser uma relação de confiança e reciprocidade.

É no pós-venda que você, comerciante virtual, empreendedor irá conseguir também os feedbacks necessários para melhorar seu atendimento e estratégias de vendas.

Como funciona o pós-venda no e-commerce?

O pós-venda no e-commerce funciona de 2 formas:

  1. Pós-venda Receptivo
  2. Pós-venda Ativo

Vamos conhecer essas duas formas separadamente para você entender melhor.

Pós-venda receptivo

Nessa maneira de pós-venda, o cliente entra em contato com você por livre e espontânea vontade após realizar uma compra. 

Ele pode vir até você com dúvidas, críticas, elogios ou até mesmo para confirmar que a loja virtual recebeu o pedido que ele fez. 

Nesse caso, é muito importante que seu e-commerce disponha de vários canais de comunicação como chat online, e-mail, redes sociais, telefone para que o cliente consiga realizar o contato da maneira mais acessível para ele. 

Sua equipe também deve ser treinada para atender o cliente sempre de modo especial. Assim, ele verá que a loja virtual tem interesse em ter uma boa relação com ele e não somente deseja que ele compre seus produtos.

Pós-venda ativo

Já o pós-venda no e-commerce ativo é quando você entra em contato com o consumidor depois que ele realiza a compra. 

Desse jeito você estreita os laços, a relação entre vocês fica mais próxima, pois você demonstra que está ali a disposição para o que ele precisar. 

Essa proatividade em manter o contato com o cliente traz melhores índices de satisfação para sua loja virtual.

Importância do pós-venda para o e-commerce

Você provavelmente já deve ter feito compras num site, não é mesmo?

No processo, talvez, deve ter surgido algumas dúvidas que você conseguiu retirar no chat e finalizar a compra. 

Logo em seguida, você recebeu uma mensagem no WhatsApp ou no e-mail para saber se ocorreu tudo bem, se você ficou feliz com a compra do produto. 

Se a sua compra tiver tido sucesso, você deve se lembrar dessa marca na próxima vez que pensar em comprar algo que a loja venda e possivelmente deve indicá-la para seus amigos e familiares.

Quando estamos falando de vendas online, a experiência do cliente é um fator determinante para o sucesso do e-commerce.

O pós-venda quando feito da maneira certa é a chave para o sucesso do seu e-commerce. Você precisa cravar a sua marca na vida do seu cliente. Estar sempre na mente dele. 

Assim, seus concorrentes serão deixados para trás, pois você faz a diferença!

Benefícios do pós-venda para o e-commerce

Benefícios do pós-venda para o e-commerce

O pós-venda é uma ferramenta muito poderosa para sua loja virtual se destacar no mercado. 

Encantar seu público através de um serviço diferenciado pode ser uma ótima estratégia de vendas e ainda tem muitos outros benefícios como:

  • Fidelização de clientes
  • Bom custo-benefício
  • Retenção de clientes
  • Solução de problemas com agilidade
  • Aumento da competitividade
  • Melhora a reputação da marca
  • Realização de vendas futuras
  • Elaboração de mapeamentos estratégicos

7 maneiras de fazer um pós-venda no e-commerce

Agora que você já sabe a importância de ter um pós-venda no e-commerce, sabe os benefícios dele para sua loja virtual. Deve estar se perguntando como você pode fazer isso. 

Como fazer o cliente ter vontade de comprar novamente na minha loja virtual? Como fazer com que ele indique meu e-commerce para os amigos? 

Ter uma ótima estratégia pós-venda faz toda a diferença nesse processo. Então continue lendo esse artigo porque eu separei para você 7 formas de fazer o pós-venda no e-commerce e encantar seu público!

1) Busque solucionar os problemas rapidamente

O mundo hoje segue a linha “fast-food”. Tudo tem que ser muito rápido e imediato. A ansiedade faz com que as pessoas queiram que tudo seja resolvido na hora e de um modo prático e no menor espaço de tempo possível. 

Por isso, o seu serviço de suporte ao cliente deve funcionar perfeitamente desde a primeira etapa no processo de vendas. Mas caso algo dê errado, tente solucionar esse problema o mais rápido possível. 

Tenha uma equipe treinada

A experiência do seu cliente deve ser inesquecível. Então, para garantir isso, desenvolva seus atendentes. Treine sua equipe para eles fazerem o melhor atendimento nos canais de contato.

Ensine-os como oferecer um atendimento de qualidade, humanizado e que deixe o cliente satisfeito.

Ajude-os com capacitações que vão promover-lhes conhecimento suficiente para proporcionar uma experiência incrível para seu público.

As metas de vendas são importantes, mas a experiência é que vai garantir novas compras.

Agradeça a preferência

Deixe claro para o cliente o quanto está feliz por ele escolher comprar na sua loja virtual. Ele deve perceber o quanto isso é importante e como você está feliz em atendê-lo. 

O segredo está em ter uma mensagem de agradecimento personalizada. Geralmente e-mails automáticos padronizados correm mais risco de serem ignorados.

Verifique se deu tudo certo com a compra

Notificar o cliente sobre o trajeto da mercadoria vai amenizar a ansiedade dele. Você pode mandar uma mensagem por WhatsApp, dar atualizações do status em tempo real. 

Dessa forma, você diminui contatos no SAC e melhora a reputação da sua loja virtual porque o seu cliente vai sentir o seu comprometimento com ele.

Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas são elementos extremamente importantes para mostrar que o seu e-commerce está atento ao que o consumidor diz. 

Além disso, ajuda muito na hora de avaliar e melhorar as atividades da loja virtual com os feedbacks.

O seu cliente se sente único e importante porque você gerou um contato com ele só para saber a opinião dele. 

Esse contato pode ser feito via WhatsApp, via SMS, via e-mail ou até mesmo no seu próprio site.

Atente-se para os pontos como satisfação do cliente, analise suas queixas e sugestões e veja o que é possível fazer para melhorar seu atendimento e processo de vendas. 

Envie brindes

Essa estratégia vai deixar seu cliente de queixo caído! Quando ele finaliza uma compra, geralmente, aguarda receber somente o seu pedido. 

Imagine como fica um cliente que é surpreendido por um presentinho? Ele se sente especial e exclusivo. 

Por menor que seja o brinde como, por exemplo, uma pulseira de miçangas, um cartão de agradecimento, um cupom de desconto, um pacotinho de balas já é o suficiente para deixar seu cliente encantado e muito feliz!

Estimule o compartilhamento

Se o seu cliente gostou da experiência de compra no seu e-commerce. Incentive-o a compartilhar isso nas redes sociais e marcar sua loja! 

Você também pode recompensá-lo de alguma forma, dando algum desconto na próxima compra, por exemplo. 

Isso pode aumentar a visualização e a reputação da sua marca. Bem como, pode atrair novos clientes!

Conclusão

Como você viu, as estratégias de pós-venda trazem um retorno relevante para o posicionamento da marca e as vendas do e-commerce. 

Não deixe de colocar em prática as estratégias que abordamos aqui. Pois como você viu, os benefícios são muitos para o sucesso da sua loja virtual. 

Fique atento aos feedbacks que os seus clientes dão e trabalhe para solucionar questões que podem se transformar em futuras objeções de compra.

Você já adotou alguma estratégia de pós-venda de e-commerce? Deixe o seu comentário!