Como aumentar velocidade dos áudios: novo recurso do WhatsApp

Como aumentar velocidade dos áudios novo recurso do WhatsApp
loja-virtual

O WhatsApp estreou a velocidade dos áudios! É o fim do sofrimento de muitos, afinal grande parte das pessoas, provavelmente, já passou pela situação de ter que ouvir um áudio muito extenso e sem a possibilidade de acelerar sua reprodução, não é verdade? 

Mas agora, essa angústia acabou! O aplicativo liberou uma nova ferramenta que permite a aceleração da velocidade de reprodução dos áudios. 

E você ainda tem a opção de escolher entre as velocidades:

  • 1.0x;
  • 1,5x e;
  • 2,0x.

Quer saber como você pode utilizar esse novo recurso do WhatsApp

Então continue comigo nesse artigo porque eu vou te mostrar como você pode utilizá-lo não só no seu smartphone, mas também no WhatsApp Web.

Bora lá!

Por que aumentar a velocidade dos áudios?

Já faz um bom tempo que os usuários do aplicativo vinha pedindo para que esse recurso fosse habilitado. 

Desde então, testes e mais testes estavam sendo realizados na versão Beta da plataforma.

Houve períodos em que a função ficou disponível e depois foi desabilitada por um tempo. E, após vários testes, finalmente a versão estável da ferramenta começou a ser distribuída. 

Inicialmente, o recurso foi disponibilizado somente para o WhatsApp Web e, em seguida, os contemplados foram os donos de Iphones. Mais recentemente a ferramenta também chegou aos usuários do Android.

Isso é só pela concorrência?

Os burburinhos que correm pela internet é que o WhatsApp estreou a velocidade dos áudios para competir com o concorrente Telegram. 

Afinal quem utiliza essa plataforma já conta com a funcionalidade de acelerar áudios desde 2018. Contudo, o processo de aceleração no Telegram ocorre de modo diferente. 

Ao invés de colocar o controle de velocidade dentro do balão de conversa, ele é exibido no topo da interface de todo o papo e permite apenas dobrar a rapidez na fala.

Como já faz alguns anos que o Telegram possui essa ferramenta, o controle de velocidade para mensagens de áudio está disponível para todos os usuários em um smartphone ou tablet Android, iPhone, iPod Touch, iPad, Windows, Mac e Linux, entretanto a versão web ainda é inexistente. 

Para ter acesso ao recurso no WhatsApp é bom manter a versão com o update mais recente disponível no Google Play e na App Store.

Benefícios da aceleração da velocidade dos áudios no WhatsApp

Para quem costuma enviar ou receber áudios muito extensos, a ferramenta chegou para facilitar a vida. 

Se, por exemplo, seu chefe te envia um áudio de oito minutos no WhatsApp, você pode reproduzi-lo em no máximo quatro. 

Até mesmo mensagens de voz curtas contam com essa nova possibilidade. Sendo assim, o tamanho da gravação não importa. Quem optar por utilizar a aceleração poderá fazê-la em áudios curtos e longos.

É bom lembrar que as informações de reprodução são captadas pelo aplicativo. 

Portanto, se você encerrar a escuta de uma mensagem em “1,5x”, as próximas mensagens de áudio do WhatsApp serão executadas nesta mesma velocidade, em todos os seus chats. 

Como aumentar a velocidade dos áudios no WhatsApp Web

Para utilizar a nova função de acelerar áudios no WhatsApp Web é necessário manter o aplicativo atualizado. Então verifique se o aplicativo está atualizado no seu desktop ou notebook. 

O recurso que surgiu há pouco tempo no aplicativo permite que os usuários aumentem a velocidade das mensagens de voz, entre as seguintes opções: 

  • 1,0x, 
  • 1,5x e 
  • 2,0x.

Para ter certeza se a nova funcionalidade já está disponível, você deve acessar o aplicativo, dar play em uma mensagem de voz e conferir se a opção de acelerar aparece na tela. 

Geralmente, a opção é sinalizada ao lado da mensagem, indicando em que velocidade aquele áudio está sendo reproduzido.

Você pode acelerar e desacelerar as mensagens quando desejar e em qualquer conversa. Contudo, lembre-se que a configuração permanecerá a mesma para todos os outros áudios seguintes até que você troque a velocidade.

Para acelerar a velocidade do áudio no WhatsApp Web siga o seguinte passo a passo:

Passo 1:

Vá até a página do WhatsApp Web no navegador do computador para acessar suas conversas ou acesse o aplicativo no seu desktop caso possua.

Passo 2:

Em seguida, abra uma conversa e aperte no botão play para reproduzir um áudio recebido ou enviado. Preste atenção, pois ao iniciar a reprodução, a foto será substituída por “1,0x”, indicando que o áudio está na velocidade padrão;

Passo 3:

Para acelerar a velocidade, basta tocar uma vez sobre “1,0x”, você aumenta a velocidade da reprodução para uma vez e meia (1,5x). Caso, clique novamente, a velocidade passa para duas vezes (2,0x) — isto é, o tempo de reprodução do áudio cai pela metade;

Passo 4:

Para voltar à velocidade normal, selecione o “2,0x”. Assim, a mensagem voltará a ser reproduzida em “1,0x” (padrão).

Como aumentar a velocidade do áudio no WhatsApp Android e iPhone 

O processo no aplicativo em smartphones Android ou Iphone não é muito diferente do que se faz no WhatsApp Web. 

Para acelerar a velocidade dos áudios no celular, você deve:

  1. Verifique se o seu WhatsApp está em sua versão mais recente, ou seja, está atualizada. Para isso, acesse a Play Store ou App Store para buscar atualizações.
  1. Abra o aplicativo e, depois de escolher uma conversa, encontre uma mensagem de áudio.
  1. Em seguida, toque no botão de “play” para iniciar o áudio. Você também verá que aparecerá um novo botão com indicação “1x” ao lado da barra de reprodução, ocupando o lugar da foto do usuário.
  1. Depois disso, você deverá tocar uma vez sobre o botão, assim o áudio é acelerado em 1,5x. Caso queira ouvir a mensagem ainda mais rápido, toque novamente para mudar para 2x.
  1.  Para voltar a velocidade padrão, basta tocar sobre o botão mais uma vez.

Conclusão

Seja para competir com a concorrência, seja para agradar seus usuários, o que não se pode negar é que o WhatsApp está sempre trazendo novidades e que facilitam a vida de muitos. 

Aumentar a velocidade dos áudios é um dos muitos recursos que deixou a comunidade satisfeita. 

Com isso, quem já gostava de acelerar a reprodução em outros aplicativos como o Youtube, por exemplo, pode fazer o mesmo em uma das redes sociais mais utilizadas. 

Mas e você? Gosta de acelerar a velocidade dos áudios? Já experimentou o novo recurso do WhatsApp? Diz pra mim nos comentários!