Live no Instagram: o passo a passo para a live perfeita

loja-virtual

Você ainda não faz Live no Instagram? Se você nunca fez uma live, só conhece de ouvir falar, já fez e não deu muito certo, já fez e quer umas dicas para melhorar sua transmissão ao vivo. Então, precisa ler este artigo agora.

Isso porque o Instagram ama uma transmissão ao vivo e quando você usa essa ferramenta, ele automaticamente avisa seus seguidores e ainda coloca sua live no primeiro lugar dos stories de quem segue sua conta. 

E também porque as pessoas são fãs desse recurso. Afinal, tudo que é ao vivo é bem mais emocionante. E não sou só eu quem afirma isso. 

Segundo uma pesquisa recente da Livestream junto com a New York Magazine, 80% das pessoas entrevistadas preferem assistir a uma live do que ler um conteúdo no blog.

E tem mais: 

  • 82% do público prefere assistir a um live do que ver um post nas redes sociais
  • 67% do público que assistiu a uma live comprou um ingresso para um evento semelhante da próxima vez que aconteceu

O bom de utilizar o Instagram Live é que seus seguidores não precisam pagar para assistir e nem você terá muitos custos fazendo a transmissão.

Então, vamos aprender um pouco mais sobre as lives no Instagram.

Vem comigo!

O que é live no Instagram?

Em 2016, o Instagram lançou uma das ferramentas que tem ajudado as grandes empresas e influencers a alcançarem sua audiência. 

A famosa live! A live é um recurso do Instagram Stories que também é chamado de live streaming. Essa ferramenta permite a transmissão de vídeos ao vivo. 

Dessa forma, você pode levar conteúdos exclusivos para seu público-alvo de um jeito mais dinâmico e descontraído. 

Pois, a sua audiência pode te assistir em tempo real!

Com apenas um clique no seu smartphone você pode aparecer para milhões de pessoas. E não importa o lugar onde você se encontra. 

Olha como isso é legal! Uma ferramenta que permite que você tenha diversos cenários! Você pode fazer a sua live dentro do carro, no campo, na praia, no seu escritório, na sua casa! 

São muitas opções! E tudo o que você vai precisar é de um celular e uma internet boa.

E para quem desejar, é possível salvar e compartilhar as lives nos Stories por 24 horas ou publicar no IGTV depois de finalizá-las.

Vantagens de usar Instagram Live

Vantagens de usar Instagram Live

Existem muitas vantagens em utilizar o Instagram Live e você já deve ter percebido algumas delas, pois eu já comentei neste artigo sobre a possibilidade de fazer as lives de qualquer lugar. 

Mas eu quero te mostrar outras razões pelas quais as lives devem estar no planejamento, na estratégia do seu negócio na internet.

1. Aumenta o engajamento

Pessoa conecta com pessoa! É fato que o relacionamento é uma das coisas mais importantes quando estamos falando de Instagram. 

Afinal, ele é uma rede social e o objetivo dele é gerar relacionamento entre as pessoas. Não importa onde elas estejam. 

Por isso, o Instagram Live é uma oportunidade de interação. O seu público sente que está se aproximando da pessoa que ele admira, segue e acompanha. 

É como se ele estivesse conversando pessoalmente com você! E isso estabelece uma relação mais humana entre você, sua marca e seu público. 

Além disso, para quem transmite é a chance de entregar conteúdos exclusivos e de um jeito mais interativo, mais dinâmico.

Sendo assim, o Instagram Live gera ENGAJAMENTO! 

Pois, quando seus seguidores percebem que você também está olhando para eles, então irão comentar mais nas suas postagens, vão responder as suas caixinhas de perguntas para obter um contato mais direto com você.

E através dos recursos que o Instagram Live possui você também pode ver as reações do seu público diante das suas lives! Eles podem mandar corações, expressar tristeza, raiva, alegria, bater palmas através dos emojis e botões de interação!

Imagina como isso parece real. É como se vocês estivessem cara a cara.

2. Ativa gatilhos mentais na sua audiência

Quando fazemos uma Live, o senso de exclusividade e urgência são ativados no cérebro do seu público. 

Isso acontece porque eles sentirão a necessidade de acompanhar seu conteúdo em tempo real, afinal as Lives saem do ar em 24h e nem todos conseguirão assistir depois caso você não deixe ela gravada.

E ainda que consigam assistir, a emoção de ver o vídeo não será a mesma, pois quando você assiste o vídeo em tempo real, a sensação de estar ali na presença do expert é especial. O público se sente especial. É como se aquele encontro tivesse sido marcado só para vocês.

3. Entrega de conteúdo de valor

Não dá para entregar todo o conteúdo que você quer passar para o seu público apenas com postagens no feed e stories. 

O Instagram Live é uma ótima forma de você entregar para o público aquilo que não tem o mesmo efeito nos outros formatos disponíveis para publicação.

E você tem a oportunidade de mostrar além! 

Você pode mostrar os bastidores da sua empresa, fazer o lançamento de novos produtos, ensinar uma estratégia nova para o seu público. 

Dessa forma, você humaniza a sua marca, mostra o que de fato acontece por trás da empresa, permite que o público tenha acesso às novidades e saiba o que você pode oferecer de melhor para eles.

4. Tem baixo custo

Antigamente para você fazer uma transmissão ao vivo era necessário quase ter um canal de televisão, não é mesmo? 

Parecia algo impossível para muitas pessoas. Mas aí o Instagram Live veio e transformou o difícil em fácil e as coisas foram mudando.

Isso porque para fazer uma Live no Instagram você só precisa de duas coisas: um celular e internet. 

Não precisa mais ficar preocupado em ter uma câmera Nikon com uma ótima lente, nem com microfones e estúdios iluminados. 

Você consegue gravar sua Live de qualquer lugar e tendo apenas os dois itens que citei em mãos.

Isso não é ótimo? Você nem vai gastar muito, pois praticamente todos os que possuem redes sociais já tem um celular e internet em casa.

5. Geração de leads

E a última vantagem que irei trazer são para aqueles que vendem algum produto ou serviço no Instagram. 

Quando você transmite um vídeo ao vivo, o Instagram notifica os seus seguidores sobre sua live. 

E como já falamos, logo o senso de exclusividade, de urgência é ativado e eles vão correr para sua live para marcar a presença. 

Dessa forma, você pode aproveitar a ocasião para captar futuros clientes fazendo CTA’s (call to action ou chamada para ação). Você pode pedir o telefone, o email dos seus potenciais clientes para entrar em contato com eles posteriormente.

Se o seu conteúdo for relevante, eles vão fornecer a você as informações principais de email ou telefone deles na forma que você pedir no CTA. E ainda aguardarão ansiosos pelo seu contato mais direto. 

Como fazer uma live no Instagram

É claro que se você chegou até aqui deve estar se perguntando como você pode fazer uma transmissão ao vivo no Instagram, isto é, como você pode fazer uma live. 

E como já vimos aqui, você só precisa de dois itens para começar. Então, primeiramente, certifique-se ter em mãos: 

  1. Um celular
  2. E uma boa conexão de internet

Agora vamos ao passo a passo. É bem simples!

Passo 1: Abra seu Instagram

Quando você abre seu Instagram no celular no canto superior direito da tela há uma opção de “+”, dentro de um quadrado como se fosse um botão. 

Passo 2: Selecione “Ao Vivo”

Lá no botão que falei acima, você encontrará as opções e formatos de publicações disponíveis para você postar. Arrastando as opções para o lado, você vai ver a alternativa de fazer um vídeo ao vivo.

Selecione essa opção.

Você também pode entrar no Instagram, arrastar a tela para a direita como se fosse fazer um Story e selecionar a opção “AO VIVO”.

Passo 3: Aperte o botão “Transmitir ao vivo”

Em seguida, você pode escolher efeitos, caso deseje e então basta apertar o botão transmitir ao vivo e começar a sua Live.

Passo 4: Para encerrar a Live

Após concluir a sua Live, você terá de clicar no botão encerrar disponível no canto da tela. 

O Instagram mostra para você quantas pessoas estiveram presentes na sua transmissão, ainda que não tenham ficado até o final. 

Guarde essas informações para avaliar as métricas do seu negócio. 

E, em seguida, você tem a opção de:

  • Salvar o vídeo no seu celular;
  • Descartar o vídeo do Instagram;
  • Publicá-lo no Stories por 24h ou;
  • Salvá-lo no IGTV.

Recursos do Instagram Live

O passo a passo para fazer uma Live é bem simples, não é? Com apenas alguns cliques você já estará ao vivo! 

Mas existem alguns recursos que podem deixar a sua Live ainda melhor. Tanto para você quanto para o seu espectador.

O Instagram Live possui recursos como:

  • Fixar ou desativar comentários
  • Filtrar comentários 
  • Compartilhar imagens ou perguntas 
  • Convidar outras pessoas para participar

Essas ferramentas enriquecem sua Live e a deixa mais interativa e interessante para o seu público-alvo.

Vamos conhecê-las melhor!

Escolher filtros

Antes de iniciar a sua Live no Instagram, você pode configurar as opções de câmera e até mesmo colocar um filtro.

É possível escolher qual câmera do celular você usará: traseira ou frontal, ou ligar e desligar o flash.

Fixar comentários

Enquanto você está transmitindo a sua Live, seus seguidores podem interagir com você e com as outras pessoas através de comentários.

Esses comentários vão subindo na tela até desaparecer conforme novos comentários vão surgindo. Se você quiser revê-los basta utilizar a barra de rolagem para voltar neles. 

E você também tem a opção de manter algum comentário visível durante a live, fixando este comentário. É só clicar nele e segurar.

Para desafixar, siga o mesmo procedimento de clicar e segurar.

Desativar comentários

Algumas pessoas preferem que seus seguidores façam perguntas somente em um momento na live, ou no final dela. 

Para quem desejar desabilitar os comentários durante a transmissão é só clicar na barra de comentários e selecionar a opção “desativar comentários”.

Filtrar comentários

É muito chato quando você não curte comentários com palavrões, palavras de baixo calão, ofensas e etc. E aparece aqueles que vem para te deixar balançado ou estressado e acabar fazendo você perder a paciência durante a Live. 

Então saiba que os filtros de comentários da sua conta no Instagram também estão disponíveis para a sua live. 

Você pode bloquear esses comentários ofensivos ou que tenham palavras-chaves.

Para fazer esse filtro, vá até as configurações do seu perfil e em Controle de Comentários configure os filtros que desejar.

Notificações Específicas

Quando você está ao vivo, o próprio Instagram se encarrega de notificar seus seguidores sobre a transmissão. 

Mas, você também pode notificar pessoas específicas sobre sua Live pelo direct clicando no ícone da seta ao lado da caixa de comentários e escolhendo quem você deseja avisar.

Compartilhar perguntas feitas em stories recentes

Você conhece a caixinha de perguntas do Instagram Stories, não conhece? 

Essa é uma ótima ferramenta para pensar no conteúdo das suas Lives. 

Você entra nos Stories e posta uma caixinha de perguntas avisando seus seguidores para deixarem perguntas e que você as responderá na live. 

Na hora da sua transmissão ao vivo, basta você clicar no botão  de carta que tem uma interrogação no meio e selecionar a pergunta que deseja responder. 

A pergunta irá aparecer na sua tela enquanto você estiver respondendo-a.

Convidar outra pessoa para fazer parte da sua live

Agora você também pode deixar sua live mais interativa chamando outras pessoas para participar junto com você. 

Lá na sua transmissão tem duas carinhas que ficam sobrepostas localizadas no canto inferior direito.

Quando você seleciona essa opção, uma solicitação é enviada para seu convidado. Se ele aceitar, vocês passam a dividir a mesma tela em alguns segundos.

Anteriormente, somente era possível convidar uma pessoa por vez. Contudo, em uma das recentes atualizações, o Instagram Live adicionou a possibilidade de convidar até 3 pessoas ao mesmo tempo. 

Para começar uma Live no Instagram com mais de 1 convidado você deve:

  • Seguir os mesmos passos para configurar uma transmissão ao vivo comum.
  • Uma vez ao vivo, toque no botão que tem uma câmera com um “+” em cima e selecione seus convidados.
  • Clique em “Convidar” e aguarde seus convidados entrarem ao vivo com você.

6 dicas para deixar sua live incrível

6 dicas para deixar sua live incrível

Conhecer o passo a passo para realizar uma Live no Instagram é o básico para gerar engajamento com seu público.

Mas tudo que é bom, pode ficar ainda melhor. Por isso, eu separei algumas dicas essenciais para elevar a qualidade das suas Lives e consequentemente os níveis de satisfação do seu público-alvo!

1. Faça um roteiro

O tempo da Live no Instagram limita-se a 60 minutos. Por isso, para não se perder nesse tempo, é importante que você faça um roteiro. 

Dessa forma, você saberá exatamente que pontos tem que abordar e não irá se perder nos assuntos. 

Faça um esboço no papel ou em alguns bloco de anotações como o Google Docs ou Google Keep. Coloque em tópicos ordenados o que você pretende abordar, além de anotar informações necessárias como locais, datas, preços e etc.

2. Divulgue a sua live com antecedência

Se você deseja alcançar um número maior de seguidores, programe um post para o feed com antecedência anunciando o dia da Live com o horário e o tema que será abordado. 

Repita as informações no Instagram Stories. Lá você também pode fazer uma contagem regressiva para o evento e lembrar as pessoas que a hora da Live está chegando.

Use CTA’s (chamada para ação) para pedir aos seus seguidores que ativem as notificações para não perder o seu conteúdo. 

Essas atitudes podem aumentar a quantidade de pessoas na sua live, pois seu público pode se preparar com antecedência para assistir a sua live, colocando, por exemplo, despertador no celular para lembrá-lo de assistir a sua transmissão ao vivo.

3. Ambiente e som

Como eu disse, você pode fazer a sua live em diversos locais. Mas, é importante ter o cuidado para escolher lugares que não tenham distrações externas. 

Então, opte por locais mais tranquilos, longe agitação e barulhos. Lembre-se de desativar as notificações de chamada do seu celular. 

Imagina que sua mãe, esposa, amigo, vizinho te liga na hora da live? Você vai perder a conexão com o público que está ao vivo e muitas pessoas podem sair da sua live. 

Além disso, você vai perder a concentração, então desative as notificações antes de começar.

Se você tiver fones de ouvido com microfones é ainda melhor! Seu áudio ficará sem ruídos e mais limpo.

4. Cheque seus equipamentos

Antes de começar é bom você fazer um checklist para saber se está tudo ok para iniciar sua Live no Instagram. 

Vamos ao checklist? 

  • Bateria carregada
  • Notificações de chamada desativadas
  • Base de apoio do aparelho fixa
  • Iluminação boa
  • Microfone funcionando
  • Ótima conexão com a internet

5. Inicie sempre com uma apresentação

Na sua live haverá pessoas que já te conhecem, pois te seguem há algum tempo, mas também pode haver pessoas que ainda não te seguem e foram informadas sobre a sua live. 

Por isso, antes de começar a falar sobre o tema da sua transmissão ao vivo, é bom que você se apresente rapidamente para o seu público. 

Faça isso de uma forma breve para não deixar o público mais antigo cansado de ouvir as mesmas coisas sempre.

Você também pode deixar um comentário fixo como se fosse uma descrição da Live, assim, quem chegar atrasado saberá o tema e quem ainda não segue seu perfil pode se interessar pelo seu conteúdo.

6. Interaja com as pessoas

A live é um dos melhores jeitos de aproximar seu público de você. Por isso, é importante que você o faça se sentir num diálogo. Ele não está ali somente para te ouvir falar o tempo todo. 

Seu público tem dúvidas, perguntas, questionamentos e também deseja conversar com você. Então não se esqueça de interagir com ele.

Fale o nome da pessoa que fez a pergunta, leia seu comentário em alta voz, agradeça a participação e a presença dela na live e em seguida responda ao seu questionamento.

Sendo assim, interaja com as pessoas. Cite um e outro espectador, mencione a mensagem e agradeça a participação. 

Você pode utilizar a caixa de perguntas e deixá-la aberta durante a live para que eles digitem e você os responda durante a transmissão e se você desejar ainda pode convidar algumas pessoas para entrar ao vivo com você e fazer sua pergunta. 

Ideias para fazer uma Live

Fazer um lançamento

Muitos experts, influencers, empresas possuem serviços, cursos e produtos que podem ser divulgados na internet.

Fazer uma Live no Instagram pode ser uma das formas de informar ao seu público que o “carrinho está aberto” ou que seus produtos estão disponíveis para a venda. 

Nessa Live você pode informar seus seguidores sobre como é o curso, quanto custa, métodos de pagamento e tirar as dúvidas deles gerando ainda mais interação.

Entrevistar um expert

Você também pode fazer uma Live para entrevistar alguém que é especialista em algum conteúdo que solucione o problema do seu público-alvo. 

Por exemplo, se você é professor e tem um perfil que ajuda alunos a passarem em vestibular, você pode convidar uma pessoa, ou um aluno seu que já obteve essa conquista e entrevistá-lo. 

Dessa forma, você poderá mostrar ao público a trajetória que eles precisarão passar e até mesmo indicar um passo a passo do que fazer durante o caminho para acelerar a chegada até o objetivo dele. 

Além disso, esse tipo de live gera identificação e similaridade, dois gatilhos mentais essenciais para que o seu público engaje com sua conta.

Conversar com o público 

Engana-se quem pensa que você só precisa falar com os famosos ou influenciadores para impulsionar sua marca. 

Conversar com seus potenciais seguidores ou até mesmo clientes seus gera muito mais engajamento.

Um exemplo disso é a nutricionista Carol Borghesi. Ela entra ao vivo, todas as manhãs, no Instagram Live para conversar com uma seguidora e responde à pergunta que lhe é feita. 

Quando você fala com algum caso de sucesso da sua marca é ainda melhor. Pois, cria a prova social e assim você ganha mais seguidores. E como você tem a opção de deixar salvo, você pode manter o vídeo no IGTV como depoimento.

Perguntas e Respostas

Outra forma de fazer uma Live no Instagram é respondendo as dúvidas dos seus seguidores. 

Deixe uma caixinha de perguntas no dia anterior à sua Live e durante a transmissão vá respondendo as dúvidas dessa caixinha. 

Você ainda pode tornar essa experiência mais interativa selecionando perguntas ao vivo nos comentários e fixando-os enquanto responde.

Fazer um workshop

Quer fazer um workshop, um desafio, uma jornada, uma maratona com seus seguidores e não sabe que plataforma usar? 

O Instagram Live pode ser uma ótima opção. 

É fácil, rápido e barato. 

Marque seu evento, anuncie e divulgue as datas e horários para seus seguidores e vá ao vivo com eles nos dias combinados!

Ensinar conteúdo relevante

Entregar conteúdo para seu público-alvo nunca é demais. Então se você quer ensinar aos seus seguidores algo de valor, pode usar a Live do Instagram para isso. 

Depois você pode ainda salvar o vídeo no seu celular, fazer cortes das melhores partes da sua live e publicá-la no IGTV. 

Assim, quem perdeu a live pode ver os melhores momentos em qualquer horário no seu perfil, deixar comentários, salvar e ainda mandar o vídeo para alguém.

Como reutilizar os vídeos do Instagram Live

Depois que a sua live acabar, você ainda pode reutilizar esse vídeo e adaptá-lo para diversos formatos. 

Veja algumas dicas de como reutilizar os vídeos do Instagram Live:

  • Separar as partes que contêm ideias, sacadas e cortar em vídeos de até 1 minuto e postar no Feed;
  • Repostar o vídeo da dica anterior nos Stories e acrescentar frases explicativas;
  • Separar os melhores momentos da Live, cortar o vídeo em até 15 minutos e postar no IGTV. 

Conclusão

Nunca foi tão fácil se conectar com o público através das redes sociais. 

O Instagram Live chegou em 2016 e está presente aí, firme e forte até hoje!

Neste artigo, eu te mostrei as vantagens de utilizar esse formato no Instagram e ensinei dicas incríveis para melhorar a experiência das suas transmissões. 

Se você seguir o passo a passo e tudo o que eu te falei aqui, é bem provável que seu engajamento com o público vai crescer exponencialmente e trazer bons resultados para sua marca, seu perfil, sua conta.

E aí, tá preparado para entrar ao vivo? Então, vamos lá! Agora chegou a sua hora de praticar! 

Luz, câmera e ação!