Marketing de Afiliado: o que é e como começar

Marketing de Afiliado o que é e como começar
loja-virtual

Você já ouviu falar de marketing de afiliado? Pode ser que sim, pode ser que não. O fato é que é uma área de marketing que você investir tempo para começar a ganhar uma renda extra ou viver disso. 

Mas antes de te mostrar como isso é possível, vou começar do início e te explicar o que de fato é o marketing de afiliado.

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliado envolve o ganho de comissão pela promoção de um produto ou serviço feito por outra pessoa. 

É um modelo de monetização em que um parceiro afiliado é recompensado com um pagamento por fornecer um resultado específico ao varejista ou anunciante.

Em geral, o resultado é uma venda. Mas alguns programas podem recompensá-lo por leads, usuários de teste gratuito, cliques em um site ou obtenção de downloads de um aplicativo.

Os programas de afiliados, em geral, são gratuitos, então você não precisa se preocupar com altos custos iniciais.

Principais vantagens do marketing de afiliado

O marketing de afiliado pode render grandes recompensas para a empresa e para o afiliado. 

A empresa se beneficia da publicidade de baixo custo e dos esforços criativos de marketing de seus afiliados, e os afiliados se beneficiam ao obter receitas e incentivos adicionais. 

Além disso, o retorno do investimento para marketing de afiliados é alto, pois a empresa só paga pelo tráfego convertido em vendas. O custo da publicidade, se houver, é suportado pelo afiliado.

Em resumo, as principais vantagens do marketing de afiliado são:

  • Acesso a um mercado mais amplo
  • Melhor contabilidade de leads qualificados
  • Publicidade de baixo custo
  • É fácil de executar

Tipos de marketing de afiliado

Tipos de marketing de afiliado

Em geral, existem três tipos de marketing de afiliados: marketing de afiliados independente, marketing de afiliados relacionado e marketing de afiliados envolvido.

Marketing de afiliados independente

Este é um modelo de publicidade no qual o afiliado não tem nenhuma conexão com o produto ou serviço que está promovendo. 

Eles não têm habilidades ou conhecimentos relacionados conhecidos e não atuam como autoridade ou fazem alegações sobre seu uso. 

Marketing de afiliados relacionado

O marketing de afiliados relacionado envolve a promoção de produtos ou serviços por um afiliado com algum tipo de relação com a oferta. Em geral, a conexão é entre o nicho do afiliado e o produto ou serviço. 

Ou seja, neste caso o afiliado tem influência e experiência suficientes para gerar tráfego, e seu nível de autoridade o torna uma fonte confiável. 

Marketing de afiliados envolvidos

Este tipo de marketing estabelece uma conexão mais profunda entre o afiliado e o produto ou serviço que está promovendo. 

Eles usaram ou usam o produto e estão confiantes de que suas experiências positivas podem ser compartilhadas por outras pessoas. 

Por outro lado, por estarem fornecendo recomendações, sua reputação pode ficar comprometida com quaisquer problemas decorrentes da oferta.

Como funciona o marketing de afiliados?

Esse tipo de marketing funciona distribuindo as responsabilidades de marketing e criação de produtos entre as partes.

Dessa forma, ele consegue alavancar as habilidades de uma variedade de indivíduos para uma estratégia de marketing mais eficaz, ao mesmo tempo que fornece aos contribuintes uma parte dos lucros.

Ou seja, para fazer este trabalho, três partes diferentes devem estar envolvidas: vendedor e criadores de produtos, o afiliado ou anunciante e consumidor.

A relação é simples: o criador do produto repassa uma porcentagem do lucro com base nas vendas do afiliado. Em geral, o afiliado não tem conexão direta com o consumidor, ficando essa responsabilidade com o vendedor/criador.

Sendo assim, o fluxo funciona dessa forma:

  • Você mostra um anúncio ou um link para a Loja Z em seu site, blog ou rede social
  • Um cliente clica em seu link exclusivo
  • O cliente faz uma compra na Loja Z
  • A rede de afiliados registra a transação
  • A compra é confirmada pela Loja Z
  • Você recebe uma comissão.

Como começar com o marketing de afiliados

Como começar com o marketing de afiliados

Vou te mostrar agora sete etapas para você começar no marketing de afiliados.

Etapa 1: Decida sobre uma plataforma

Você pode escolher anunciar nas suas redes sociais, no YouTube ou no seu blog. Todas essas plataformas possuem suas vantagens e você só precisa verificar em qual você se adapta melhor.

Etapa 2: Escolha o seu nicho

É claro que você pode se tornar afiliado de vários produtos e serviços diferentes. Mas quando você escolhe um nicho fica muito mais fácil entender a sua audiência e até mesmo se tornar autoridade no assunto.

Etapa 3: Encontre programas afiliados para se associar

Na internet existem diversos programas de afiliados. Mas esses são os principais:

Etapa 4: Crie um ótimo conteúdo

Não se limite a selecionar cegamente produtos dos mais vendidos da Amazon. Se esforce para garantir que seu conteúdo resolva o problema do visitante.

Se você não tem dinheiro para comprar todos os produtos, pode sempre começar com o que tem em casa. Por exemplo, se você tivesse um blog de tecnologia, poderia criar comentários sobre os seus gadgets.

Etapa 5: direcione o tráfego para seu site afiliado

Você criou um ótimo conteúdo. O próximo passo é fazer com que mais pessoas leiam, para que cliquem nos seus links de afiliados.

Você pode fazer isso através de tráfego pago, otimização de mecanismos de pesquisa ou e-mail.

Se todos os seus links afiliados estiverem na parte inferior da página, onde as pessoas raramente rolam, os cliques serão poucos e distantes entre si.

Por outro lado, faça de cada palavra um link em sua introdução e seu conteúdo parecerá spam.

Você precisa equilibrar a colocação do link com os outros fatores abaixo.

Etapa 7: converta cliques em vendas

No marketing de afiliados, duas conversões precisam ocorrer para você ganhar dinheiro.

A primeira conversão é o clique na página do produto.

Você está 100% no controle desta ação. Use as táticas acima para melhorar suas chances de obter aquele clique.

A segunda conversão é o visitante que compra o produto.  No caso do marketing de afiliados, o comerciante controla o checkout e suas taxas de conversão estão fora de seu controle.

O truque é jogar a seu favor e procurar comerciantes com programas que convertam bem.