Como aparecer no Explorar do Instagram: 12 maneiras de ser notado

Como aparecer no Explorar do Instagram 12 maneiras de ser notado
loja-virtual

Para saber como aparecer no Explorar do Instagram você precisa entender como a rede social funciona. 

Por isso, no artigo de hoje vou te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o Explorar do Instagram e o que você precisa fazer para ser notado entre as milhões de postagens que vão aparecer para o seu avatar.

Mas antes disso, me responda uma coisa: você sabe o que é o Explorar do Instagram?

O que é Explorar do Instagram?

A página Explorar do Instagram é uma compilação de conteúdos diferentes apresentados para cada usuário.

Sendo assim, ela contém postagens curtidas por pessoas cujas postagens você gostou, postagens de contas semelhantes às que você segue e postagens com alto engajamento. 

Ou seja, o Explorar do Instagram seleciona postagens para mostrar a você, sem ser restringido por quem você segue e o que afirma gostar.

Além disso, o Explorar do Instagram também permite que você encontre histórias de contas que o próprio Instagram acredita que você achará interessante como, por exemplo, stories de localização de áreas próximas a você e os melhores vídeos ao vivo. 

Por que você deve entrar na página Explorar do Instagram

Por que você deve entrar na página Explorar do Instagram
Por que você deve entrar na página Explorar do Instagram

Não adianta você saber como aparecer no Explorar do Instagram se você não souber porque é importante você aparecer lá. 

Por isso, separei para você os três principais motivos para você querer entrar na página Explorar do Instagram. Confira!

1) Capacidade de atingir um público segmentado

Na página Explorar do Instagram é tudo sobre personalização e relevância. Portanto, qualquer visualização que você obtém no Explore é de usuários que pode ter interesse em sua marca e nos tópicos sobre os quais você posta. 

2) Oportunidade de aumentar a notoriedade da marca

Aparecer no Explorar do Instagram significa que mais clientes em potencial conhecem sua marca e os benefícios exclusivos que ela oferece. 

3) Melhor chance de ganhar mais seguidores e clientes

Os usuários interessados ​​em seu tópico podem se envolver com suas postagens e seguirão sua conta. 

Da mesma forma, esses usuários podem encontrar suas postagens de compras no Explore para comprar seus produtos. 

Como funciona o Explorar do Instagram?

Você já entendeu que o Instagram Explore individualiza a experiência do usuário, escolhendo fotos e vídeos que são apreciados por pessoas com as quais você está conectado e por postagens de tendências atuais.

Mas você sabe como isso funciona?

Bom, de forma simples é isso que acontece: o algoritmo aplica o mesmo conjunto de critérios que a função de pesquisa usa para fornecer conteúdo relevante, mas visa alcançar usuários que estão navegando passivamente, em vez de pesquisar ativamente.

Sendo assim, para as marcas, isso significa que a otimização se torna mais sobre aumentar a visibilidade e gerar engajamento.

No final de 2019, o Instagram revelou informações adicionais sobre o algoritmo, um processo de duas fases que se divide da seguinte forma:

Estágio de geração de candidatos

Isso significa que o algoritmo do Instagram escolherá o que você vê, vinculando os lugares em alta e as pessoas sugeridas em coleções diferentes por conta ou lugar do Instagram.

O Instagram usa algo chamado de contas “seed” (ou contas sementes), que são contas com as quais as pessoas já se envolveram antes. 

Em seguida, ele analisa essas contas e identifica o conteúdo no qual os usuários estariam interessados. 

Estágio de classificação

A segunda parte do algoritmo da página Instagram Explore é um processo algorítmico que restringe as centenas de candidatos a apenas 25 dos candidatos de mais alta qualidade e mais relevantes para conteúdo. 

Este é o conteúdo que aparece na primeira página da grade de feed da página Explorar do Instagram.

O que torna a página Explorar do Instagram diferente do feed ou pesquisa do Instagram? 

Entender isso pode ajudá-lo a criar postagens que podem ser destaque na página. 

Por exemplo, se um influenciador no nicho de beleza curtir ou comentar em uma postagem do Instagram sobre o seu produto de beleza, seus seguidores engajados podem ver a sua postagem na página Explorar. 

Funciona assim: de acordo com os interesses do usuário, o Instagram seleciona muitas contas sementes, que são contas semelhantes às que uma pessoa já segue. A partir dessas contas, o Instagram classifica as mais relevantes para o usuário com base em diferentes critérios. Em seguida, o usuário verá partes do conteúdo dessas contas. 

Para garantir a diversidade, o Instagram, em geral, mostra uma postagem de uma conta para um usuário. Isso significa que, quando um usuário vê uma de suas postagens no Explorar, é menos provável que veja outra em breve. 

Além disso, em sua grande maioria as postagens que um usuário vê no Explore do Instagram são de contas que ainda não seguem. 

As postagens podem ser otimizadas para o Instagram Explore?

Abordando a questão no início deste artigo: é possível que as postagens possam ser otimizadas para o Explorar do Instagram, mas não temos todas as informações necessárias para fazer isso.

O peso das diferentes ações do usuário em postagens, por exemplo, é um conjunto importante de informações que não temos. 

Por outro lado, algumas informações novas que temos, são a importância das contas sementes.

Para ser identificado como uma conta semente, você precisa enviar sinais consistentes para que o Instagram possa determinar o que você é e com quem você é semelhante. 

Isso pode incluir o uso regular das mesmas hashtags, manter suas postagens 100% no tópico, ficar bem conectado com outras contas em seu nicho, e assim por diante.

A partir daí, concentre-se em obter uma variedade de sinais de envolvimento do usuário em seu conteúdo e você aumentará suas chances de aparecer na página Explorar dos usuários.

12 maneiras de aparecer no Explorar do Instagram

12 maneiras de aparecer no Explorar do Instagram

Agora que você já entendeu como funciona o Explorar do Instagram e viu a sua importância, vou te mostrar 12 maneiras de aparecer no Explore do Instagram. 

1) Conheça o seu público

As plataformas sociais querem mostrar o conteúdo em que você pode ter mais interesse e com o qual se envolverá.

Também não é segredo que o Facebook tem acesso a muitos dados sobre as pessoas e o conteúdo compartilhado em sua plataforma. Eles também estão trabalhando constantemente para levar a plataforma a novos usuários, em especial, em termos de acessibilidade.

Por exemplo, eles desenvolveram software de reconhecimento de fotos de última geração ao longo de 10 meses para ajudar usuários cegos. Esta ferramenta adiciona texto alternativo contextual automaticamente a cada upload de imagem. 

Sendo assim, se você prefere certos tipos de conteúdo, o Instagram sabe disso em um nível muito profundo.

Por isso, o primeiro passo para chegar à página Explorar do Instagram é identificar o seu público-alvo. 

Ao criar uma persona do público, você sabe em qual página de exploração deseja que apareça. Com isso em mente, você deve começar a criar conteúdo com base em quais membros da persona do público estão interessados ​​em interagir.

Se você ainda não tem certeza sobre seu público, estas perguntas podem ajudar a defini-lo de forma mais específica:

  • Qual a idade e sexo?
  • Que tipo de coisas os interessam?
  • Quem eles seguem?
  • O que eles postam?

Para ouvir o seu público nas redes sociais, comece verificando quais postagens aparecem em sua própria página Explorar. Isso pode ajudá-lo a estabelecer que tipo de postagens sua comunidade gosta, bem como os temas predominantes e a estética dominante.

Se você for uma empresa local, poderá usar o recurso Pesquisar ou Locais para procurar o tipo de conteúdo que está sendo postado, bem como usuários e influenciadores próximos

2) Compartilhe conteúdo do Instagram com uma voz de marca consistente

Se você postar sobre futebol hoje, beleza amanhã e condicionamento físico no dia seguinte, suas chances de aparecer na página Explorar do Instagram são quase nulas. Isso porque, em vez de olhar para postagens individuais, o Instagram considera toda a conta. 

Em uma postagem do blog do Facebook sobre o Instagram Explore, o Facebook explicou que “criou um canal de recuperação que se concentra nas informações no nível da conta, e não no nível da mídia”.

Ou seja, o algoritmo do Instagram é mais focado em contas que são topicamente semelhantes àquelas com as quais o usuário se envolve atualmente. 

Portanto, para facilitar a categorização, sua empresa precisa se manter no tópico, usar hashtags consistentes e se conectar com outras contas em seu nicho.

Sua vez de me responder: se um usuário comum do Instagram analisa suas postagens, é fácil dizer que tópico se trata sua conta? Mesmo sem checar sua biografia? 

3) Compartilhe conteúdo de qualidade tanto quanto possível

Os visuais são um componente crítico em todas as plataformas sociais, mas, em especial, no Instagram.

No Instagram, as postagens são selecionadas com base no envolvimento do usuário, o que significa que a melhor maneira de aparecer na seção “Principais postagens” é criar fotos e vídeos visualmente atraentes.

Além disso, certifique-se de que o conteúdo postado retrata sua marca com precisão, pois os usuários estão “descobrindo” sua conta sem muito contexto.

Quando for possível, tente incorporar elementos interativos em seu conteúdo: pense em enquetes, adesivos ou componentes clicáveis, que podem incentivar um maior envolvimento, aumentando assim as chances de seu conteúdo aparecer no feed Explorar.

4) Publique nos momentos ideais

A melhor hora para postar um conteúdo no Instagram é quando seu público-alvo está mais ativo. Isso garantirá que sua postagem seja vista imediatamente.

Para ajudar a descobrir esse tempo, dê uma olhada na sua página do Instagram Analytics e veja quando e com que frequência seu público está ativo. Publique suas imagens nesse período para ver como seu público responde.

O tempo também é crucial para o Instagram Explore porque o alto envolvimento inicial em uma postagem comunica ao Instagram que essa publicação é valiosa para o seu público.

5) Use tags de localização e hashtags

Tags de localização e hashtags são ferramentas extremamente poderosas no Instagram

Eles são uma ótima maneira de garantir que suas postagens sejam descobertas por mais pessoas no canal, o que significa que você poderá alcançar instantaneamente pessoas que não fazem parte de sua rede (ainda).

E, ao usá-los, certifique-se de usar apenas tags que sejam relevantes para a postagem, para evitar parecer spam. 

Afinal de contas, o uso de tags pode aumentar significativamente o envolvimento que suas postagens recebem e, assim, melhorar suas chances de aparecer na página Explorar.

6) Aprenda com as postagens de alto desempenho que você vê na página Explorar

Se você já está seguindo contas que são relevantes para seu setor e seu público, sua própria página Explorar deve ter muitos insights para você sobre o que o algoritmo está percebendo. E o que seu público potencial gosta.

Porque, embora o Instagram não esteja mais mostrando as contagens, você ainda pode ter uma noção do que está funcionando para outras marcas apenas vendo o que o algoritmo promove. 

Então vá em frente e faça algum reconhecimento discreto – ou escuta social de alta definição – para analisar temas, estética, formatos e proposições de valor das postagens que você gostaria de ter postado.

7) Interaja com seus seguidores do Instagram

Para aumentar as chances de seu conteúdo ser descoberto por meio da página Explorar do Instagram, é necessário fazer tudo ao seu alcance para aumentar o envolvimento com seu público.

Além de dar a você mais alcance no Instagram, também ajuda a construir lealdade, já que os usuários tendem a responder positivamente quando sentem que seu valioso tempo e esforço foram gastos para envolvê-los pessoalmente.

A maneira mais óbvia de aumentar o engajamento é curtindo e comentando as postagens de seus seguidores ou respondendo aos comentários deles em suas postagens. Os comentários tendem a ser percebidos como interações mais reais do que as curtidas.

Portanto, quanto mais específico for um comentário sobre uma postagem, maior será a probabilidade de promover o usuário a continuar a interagir com você e sua página.

8) Use legendas para aumentar o envolvimento

Embora o Instagram seja uma plataforma para conteúdo visual, as legendas estão crescendo em popularidade. Combinado com ótimo conteúdo, elas ajudam seu público e o Instagram a entender melhor o tópico de suas postagens. 

Além disso, as legendas mantêm os usuários em suas postagens por mais tempo. Isso pode ser um sinal de engajamento positivo para o Instagram.

Sem contar que você pode adicionar CTAs às suas legendas para incentivar os usuários a curtir e comentar. 

9) Otimize seus títulos e descrições IGTV para aparecer no Instagram Explore

Mantendo a separação entre IGTV e Instagram, IGTV tem uma seção de pesquisa dedicada que pode ser otimizada para mais oportunidades de se conectar com seu público. 

Lembre-se de criar uma descrição que explique o que há no vídeo, ao mesmo tempo que visa as melhores palavras-chave para o tópico e sua marca.

10) Compre um anúncio no Explore

Desde junho de 2019, as marcas podem comprar anúncios da página Explorar. É uma forma menos intrusiva de aparecer para as pessoas do que surgir somente no feed dela.

E para que você não pense que essa é a saída mais fácil, não é. Para obter o ROI de um anúncio na página Explorar, ele terá que ser tão atraente quanto as postagens que o cercam. 

11) Incentive os seguidores a ativar as notificações de postagem

Além de almejar uma grande quantidade de ações de engajamento, é igualmente importante que essas atividades aconteçam em tempo hábil.

Outra complexidade do novo algoritmo não cronológico do Instagram é que importa a rapidez com que uma postagem acumula curtidas e comentários.

As postagens do Instagram que atraem rapidamente um grande número de curtidas e comentários têm uma chance significativamente maior de aparecer na página Explorar do Instagram. 

Uma tática para encorajar os fãs a agirem da mesma maneira é pedir a eles que ativem as notificações de postagem. 

12) Incentive os seguidores a se envolverem com suas postagens de maneiras atípicas

Curtidas e comentários são as formas mais comuns de engajamento, mas ainda existem outros tipos de engajamento no Instagram que podem ajudar uma postagem a chegar à página Explorar:

  • Salvando postagens
  • Compartilhando postagens por mensagem direta

Para fazer com que as pessoas compartilhem sua postagem por meio de mensagem direta, é importante criar conteúdo que incentive o compartilhamento naturalmente.