O que é engajamento no Instagram: não tem como você crescer sem isso

O que é engajamento no Instagram não tem como você crescer sem isso
loja-virtual

Se você não sabe (ou acha que sabe) o que é engajamento no Instagram, precisa entender que essa é a principal métrica para você crescer na plataforma. 

É como se fosse o fermento de uma receita de bolo. Você pode adicionar todos os ingredientes, na quantidade certa, mas se esquecer do fermento, o seu bolo não vai crescer. 

Por isso, antes de te mostrar como você pode aumentar o engajamento no Instagram vou te explicar o que é a taxa de engajamento.

Vamos lá?

O que é uma taxa de engajamento no Instagram?  

A taxa de engajamento no Instagram é uma métrica saudável ​​para monitorar. Pois  com ela você consegue identificar a frequência com que seus seguidores interagem com o seu conteúdo (curtidas, comentários, salvamentos).

Além disso, sabendo sua taxa de engajamento você se concentra em dados importantes, em vez de métricas de vaidade (como o número de seguidores que você tem, por exemplo).

Como medir o engajamento no Instagram

A fórmula para medir o engajamento no Instagram é adicionar a média de curtidas, comentários e salvamentos que você recebe por postagem, dividir pelo número de seguidores que você tem e multiplicar por 100.

Ou seja:

[(Curtidas + comentários+ salvamento)/número total de seguidores] x 100

Por exemplo:

O perfil de certa influenciadora tem 63 mil seguidores no Instagram. Em média, ela recebe 733 curtidas, 31 comentários e 50 salvamentos por postagem. 

Pela equação acima, precisamos somar esses três números. Gerando um total de 814 pontos de engajamento.

Para descobrir a taxa de engajamento do perfil dessa influenciadora, agora precisamos dividir o número médio de engajamentos (814 neste caso) pelo número de seguidores (63.000) e, em seguida, multiplicar essa soma por 100.

Ficando assim:

814 ÷ 63.000 = 0,0129

0,0121 x 100 = 1,29

Sendo assim, a taxa de engajamento no Instagram dessa influenciadora é de 1,29%.

Mas o que isso significa? 

Vou te explicar no próximo tópico!

O que é uma boa taxa de engajamento no Instagram?

Antes de examinar as taxas de engajamento, quero deixar uma coisa bem clara: não existe uma taxa de engajamento no Instagram universalmente “boa”. 

Isso porque as taxas de engajamento ideais dependem de uma variedade de fatores, sem contar que o algoritmo do Instagram também vive mudando.

Além disso, se você quiser saber as taxas médias de engajamento em seu setor específico, terá que fazer algumas pesquisas para descobrir. Mas esta faixa que vou te mostrar serve como uma boa linha de base média.

Dito isso, vamos aos números!

A taxa média de engajamento no Instagram varia de 1% a 5%.

Mas também pode variar de acordo com a quantidade de seguidores. Segundo a calculadora Phlanx, a taxa média de engajamento no Instagram é:

  • > 1M: 1,97%
  • 100K – 1M: 2,05%
  • 20K – 100K: 2,15%
  • 5K – 20K: 2,43%
  • 1K – 5K: 5,60%

Ou seja, se formos pegar o nosso exemplo em que a taxa de engajamento foi de 1,29% e a influenciadora tinha 63k de seguidores, isso significa que ela precisa fazer estratégias para melhorar o seu engajamento. 

Mas lembre-se: nesse caso não é algo muito grave! Você precisa ficar atento se o engajamento estiver abaixo de 1%. 

É claro que a ideia é sempre melhorar, mas não se desespere se o seu nível de engajamento estiver abaixo da tabela mostrada. 

Calculadoras de engajamento no Instagram

A boa notícia é que você não precisa fazer essa conta na mão. Imagine a trabalheira que dá fazer a média de curtidas, comentários e salvamento!

O jeito mais fácil de você medir o engajamento no Instagram é utilizando calculadoras online. É só adicionar o link do perfil (ou nome de usuário) e pronto: vai sair um relatório sobre a sua taxa de engajamento. 

O mais fantástico disso tudo é que você também pode olhar como estão indo os seus concorrentes!

Ah! E alguns desses sites mostram outras informações além da taxa de engajamento. Por isso, vale a pena dar uma olhada em cada um deles. 

As calculadoras de engajamento no Instagram são essas:

Não se preocupe se a sua taxa de engajamento der diferente de um site para o outro, como te disse anteriormente, há diversos fatores que cada calculadora utiliza para gerar essa informação.

11 maneiras de aumentar o engajamento no Instagram em 2021

11 maneiras de aumentar o engajamento no Instagram em 2021

Agora que você já sabe o que é o engajamento no Instagram, vou te mostrar 11 maneiras que você pode aumentar o seu engajamento na plataforma. 

1) Crie conteúdo “salvável” para seu feed 

Antigamente as curtidas eram o principal fator de engajamento no Instagram, mas como, provavelmente, você já sabe: isso mudou.

Agora, comentários, compartilhamentos e salvamentos do Instagram são mais importantes do que curtidas. 

Portanto, a melhor maneira de melhorar seu engajamento neste ano é criar mais conteúdo que incentive seu público a tocar no botão Salvar!

Mas como fazer isso?

Criando “conteúdo salvável”. Ou seja, qualquer coisa que você sabe que seu público vai querer revisitar mais tarde.

Por exemplo, usar postagens de carrossel para compartilhar dicas e informações valiosas pode resultar em mais salvamentos, já que seu público pode consultar a postagem quando quiser agir de acordo com as dicas. 

Além disso, você pode utilizar também infográficos, memes, citações, etc.

2) Inicie os Stories do Instagram com adesivos

Você sabia que mais de  500 milhões de contas do Instagram usam Instagram Stories todos os dias?

E a tendência é esse número crescer mais ainda em 2021!

Por isso, os adesivos dos Stories do Instagram são uma ótima maneira de incentivar seus seguidores a bater um papo e compartilhar suas opiniões e experiências com você. Ou seja, consequentemente vai aumentar o seu engajamento no Instagram.

Veja alguns exemplos:

O adesivo da pergunta

A famosa “caixinha de perguntas” é ótima oportunidade para seus seguidores conhecerem melhor você, sua marca ou obter mais informações sobre seus produtos.

Além de ser também um excelente lugar para você fazer algumas perguntas aos seus seguidores. 

Por exemplo, você pode iniciar uma conversa sobre a paleta de cores da próxima temporada ou sobre quais linhas de produtos eles gostariam de ver mais.

O adesivo do quiz

Quem nunca ficou horas na internet respondendo um quiz do Buzzfeed que atire a primeira pedra?

Ou mais do que isso: quem nunca fez teste em uma revista que atire a primeira pedra!

Quiz sempre foi uma das ferramentas de entretenimento que gera mais engajamento em qualquer mídia. E no Stories do Instagram não é diferente.

O adesivo de questionário interativo permite que você compartilhe perguntas de múltipla-escolha com seus seguidores e acompanhe os resultados.

Além disso, quando um de seus seguidores “votar” em seu questionário, eles poderão ver se acertaram e você também poderá ver quantos votos cada opção recebeu e como cada pessoa votou.

O adesivo da contagem regressiva

Esse adesivo é essencial para lembrar os seus seguidores de um evento importante que vai acontecer nos próximos dias.

Ao se inscrever em seu evento de contagem regressiva, o Instagram enviará um lembrete para os seus seguidores.

Aliás, o Instagram lança muitos novos recursos para os Stories. Sempre é importante ficar de olho e utilizar logo após o lançamento, pois ajuda a aumentar seu engajamento e constrói uma comunidade mais forte para sua marca.

3) Teste e analise regularmente novos tipos de conteúdo 

A principal atividade que você deve fazer no Instagram é testar!

Experimentar novas formas de conteúdo pode parecer assustador, especialmente se você sentir que está no caminho certo e vendo um bom engajamento em sua estratégia de conteúdo atual.

Mas confie em mim: experimentos de tentativa, erro e conteúdo são essenciais para estar à frente da curva e ter uma estratégia mais forte.

Sabe como você pode fazer isso? Veja só:

Teste novos tipos de conteúdo

Memes, citações, conteúdo gerado por usuários, mini infográficos ou até mesmo um vídeo no estilo selfie.

Faça experiências com tipos de vídeo

Faça experiências com tipos de vídeo como Instagram Stories, Instagram Reels e IGTV. Algumas marcas funcionam bem com conteúdo de formato longo na IGTV, enquanto outras ainda preferem os clipes curtos e rápidos. Experimente algo fora do que você faz normalmente.

Teste diferentes estilos de stories Instagram

Por exemplo, veja se uma enquete atrai seu público ou se eles preferem resumos semanais.

4) Adicione um elemento de diversão

As postagens no Instagram levam tempo, esforço e planejamento para acertar. Mas isso não significa que você não possa se divertir um pouco!

Estamos vendo mais e mais marcas adicionando elementos de humor e referências à cultura pop em suas postagens, adicionando memes e tópicos de tendência a seus conteúdos.

Mas isso é claro que tem que estar dentro do branding da sua marca e da sua linguagem com o público. Lembre-se de ser coerente.

5) Crie conteúdo compartilhável

A capacidade dos usuários de compartilharem postagens de feed em suas histórias do Instagram ou direct é um recurso útil que pode ajudar a alcançar ainda mais pessoas.

O segredo é fazer conteúdo que você sabe que seu público vai querer repassar.

Semelhante à criação de conteúdo salvável, o conteúdo compartilhável precisa estar altamente relacionado ao que seu público gosta e precisa. 

6) Aborda a sua marca e negócios

O poder da autenticidade no Instagram é enorme e deve se tornar ainda mais forte em 2021!

É só você dar uma olhada no seu Instagram que vai ver várias marcas e empresas mostrando um lado mais honesto, real e vulnerável dos negócios.

Isso porque a autenticidade ajuda muito na construção de uma conexão mais forte com seu público.

7) Escreva legendas mais longas

A legenda do Instagram pode ter até 2.200 caracteres e você sim usar esse espaço! Isso porque um dos fatores que afetam o desempenho de sua postagem no Instagram no algoritmo é o “tempo gasto na postagem”.

Ou seja, quanto mais tempo o seu seguidor ficar lendo a sua postagem melhor para o seu engajamento.

Uma pesquisa realizada pela Fohr mostrou que o comprimento médio das legendas mais do que dobrou desde 2016. E não só isso: aqueles com legendas mais longas tiveram mais engajamento!

Dessa forma, acredita-se que em 2021, os feeds serão preenchidos com um comprimento médio de legenda de 405 caracteres (média de 65-70 palavras).

8) Compartilhe dados que seu público vai adorar 

Compartilhar dados, além de aumentar sua autoridade, também impulsiona o engajamento com os seus seguidores.

Brandon Perlman, fundador e CEO da Social Studies, Inc. explica que o aprendizado de máquina e o conteúdo personalizado não vão a lugar nenhum:

“Eu prevejo um pouco mais de análises baseadas em dados e infográficos compartilhados de defensores, consumidores e fãs reais da marca”, prevê Brian.

9) Crie mais conteúdo de vídeo 

Provavelmente, você já conhece o IGTV e o Reels do Instagram. Sabe o que eles têm em comum?

Ambos ganharam muito espaço no Instagram no último ano. Não só eles como também os vídeos no feed.

Lembre-se que cada um desses formatos tem uma pegada diferente. Enquanto o IGTV é para vídeos mais longos, o vídeo no feed deve ser uma dica rápida e o Reels algo mais dinâmico e descontraído.

Essas três formas de conteúdo vão crescer mais ainda em 2021 e você deve experimentar para melhorar o seu engajamento no Instagram. 

10) Descubra sua melhor hora para postar

Postar na hora errada, ou seja, quando os seus seguidores não estão no Instagram pode atrapalhar muito sua estratégia de engajamento.

Postar quando o seu público está mais ativo é algo simples e que você precisa seguir. Basta olhar as informações que o próprio Instagram te passa.

11) Preste mais atenção às suas hashtags

Para aumentar o seu engajamento no Instagram você não pode esquecer de olhar as hashtags! E mais do que isso: escolher as hashtags certas para o seu negócio.

Além disso, também é importante verificar se alguma das hashtags que você está usando, não foi banida. Isso pode atrapalhar seu engajamento e sua distribuição de conteúdo 

Conclusão

No artigo de hoje te mostrei, praticamente, tudo o que você precisa saber sobre engajamento no Instagram.

Além disso, você viu como calcular sua taxa de engajamento, além de 11 dicas para melhorar o seu engajamento no Instagram em 2021!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas redes sociais. Ajude outras pessoas a crescerem também com essa dica.