Instagram lança nova API do Messenger

Instagram lança nova API do Messenger
loja-virtual

A API do Messenger no Instagram será lançada para todas as empresas! Isso é uma ótima notícia e eu vou te mostrar por quê. 

Primeiro de tudo, com a nova API do Messenger as empresas vão poder otimizar o seu atendimento ao cliente. 

Vou te explicar isso melhor, nas próximas linhas. Mas antes você precisa saber o que é essa nova API do Messenger do Instagram. 

O que é a nova API do Messenger no Instagram?

Antes de explicar sobre essa novidade, você sabe o que é API?

Bom, API nada mais é do que um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática para desenvolvedores.

Sendo assim, o API do Messenger no Instagram vai permitir que as empresas acessem as ferramentas de mensagens do Instagram e as integrem a seus sistemas existentes.

De acordo com o vice-presidente de mensagens de negócios do Facebook, Emile Litvak, a visão “é tornar as mensagens de negócios a principal forma de comunicação entre as pessoas e as empresas”. 

Inicialmente ocorre um teste beta para mega empresas como H&M e L’Oreal, mas já é um avanço! Pois, isso significa que quem tem um perfil comercial no Instagram também será beneficiado pela atualização.

As pessoas querem mandar mensagens no Instagram?

Tem gente que ama e tem gente que odeia as mensagens no Instagram, o famoso direct. 

O fato é que uma pesquisa global descobriu que 75% das pessoas desejam enviar mensagens para uma empresa e 64% preferem enviar mensagens por e-mail ou telefone.

Ou seja, a questão não é gostar ou não desse recurso. Mas usá-lo com sabedoria. Afinal de contas, conforme os usuários do Instagram recorrem ao Messenger para se comunicar com as empresas, é importante que as marcas incluam ferramentas de mensagens em sua estratégia geral de suporte ao cliente. 

Quem tem acesso à nova API do Instagram Messenger?

Quem tem acesso à nova API do Instagram Messenger

A implementação do API do Messenger já começou! Sendo assim, os desenvolvedores podem acessar o recurso a partir de hoje, nas contas comerciais.

No entanto, a implementação global vai acontecer em etapas. Veja só:

Fase 1 (atual)

Contas do Instagram com mais de 10 mil seguidores e menos de 100 mil seguidores poderão se conectar à API.

Fase 2 (julho de 2021)

Contas do Instagram entre 1 mil e 100 mil seguidores poderão se conectar à API.

Fase 3 (final do terceiro trimestre)

As contas restantes poderão se conectar à API. 

Por que devo usar o API do Instagram Messenger?

Agora que você já sabe dessa novidade, você pode estar se perguntando por que você deveria usar o API do Messenger. 

Por isso, separei para você três motivos essenciais.  Veja só:

Ajudará a sua empresa a mais eficiente

Se você usa o Instagram (e o Facebook) como suporte ao cliente e interações, esta nova API vai permitir que você gerencie todas as comunicações em um só lugar.

Ou seja, você pode ser mais responsivo em seus canais, interagir com seus clientes em tempo real e agilizar seus fluxos de trabalho tudo em só lugar.

Ajudará a construir confiança e lealdade  

Outra vantagem é que com a API do Instagram Messenger, você pode criar respostas automáticas para facilitar a comunicação com os seus seguidores.

Você pode até mesmo fazer a transição do seu fluxo de trabalho de um bot automatizado para um agente ao vivo. 

Tudo isso dá um toque pessoal para sua marca e ajuda a construir relacionamentos com sua audiência. 

Ajudará a fazer vendas 

Além disso, ao responder às perguntas frequentes e fazer recomendações de produtos no seu direct, você pode direcionar o tráfego diretamente para seu site.

Conclusão

Embora a API do Messenger para Instagram seja um recurso avançado, vale a pena considerá-la à medida que sua empresa cresce. 

Afinal de contas,  integrar ferramentas de mensagens pode ser uma ótima maneira de direcionar o tráfego para o seu site e aumentar o suporte ao cliente.

E aí, gostou da novidade? Me conte nos comentários!