fbpx

Shadowban no Instagram: o que é e como evitar

shadowban no instagram
loja-virtual

“Shadowban no Instagram?” Você já ouviu falar?

Provavelmente a conta do seu negócio possa até já ter sofrido essa punição, mas nem mesmo você ficou sabendo porque isso não é comunicado pela plataforma aos seus usuários. 

Apesar de que o uso das redes sociais seja parte fundamental na estratégia de Marketing Digital da sua empresa,  é sempre bom lembrar que como tudo na vida, todas as plataformas possuem regras de uso e boas práticas.

Esse método de “punição” gera muito receio para os usuários, pois afeta de forma negativa os resultados do perfil, incluindo alcance e engajamento. Geralmente isso ocorre quando um usuário sai da linha e comete uma série de infrações.

Para te ajudar a resolver esse problema e a evitá-lo foi que fiz esse artigo. Assim sendo, descubra a seguir o que é shadowban do Instagram e confira todas as dicas que separei para você! 😉

O que é o shadowban no Instagram?

O termo shadowban acende um alerta quando falamos de perfis que produzem conteúdo para o Instagram. Isso porque ele está associado a uma “punição” dada pela rede àqueles que a utilizam de maneira inadequada. 

O principal objetivo do shadowban é o de impedir a manipulação de conteúdos para, assim, manter o controle de visibilidade dos posts o mais orgânico possível.

Praticamente, a plataforma faz isso de forma escondida, diminuindo o alcance de postagens do feed, comentários e de visualizações dos stories. Ninguém vê as suas publicações temporariamente, até que esse shadowban seja encerrado.

O shadowban costuma acontecer de 2 maneiras diferentes. Veja abaixo:

1) Seguidores não veem a publicação como prioridade

Os seguidores da conta conseguem visualizar esses conteúdos, no entanto, nunca como prioridade, aparecendo na linha do tempo, algo que o Instagram aplica normalmente.

2) Publicações não aparecem para novos seguidores

Já para outros usuários, em casos de perfis abertos, as publicações simplesmente são expostas. Se você publica algo e coloca uma localização, usuários que entrarem nos posts com a tag desse lugar não conseguem ver o conteúdo.

Dessa forma, em casos como esses, a única maneira de visualizar a postagem é indo diretamente ao perfil que a publicou. No entanto, não há nenhum tipo de exposição da publicação no feed, afinal é exatamente nisso que se foca o shadowban.

Como saber se sofri shadowban no Instagram?

Uma dúvida recorrente entre os usuários é saber como identificar o shadowban no Instagram, já que a rede social não manda nenhuma notificação a respeito.

O shadowban do Instagram acontece sem aviso prévio. Por isso, uma boa maneira de descobrir se sua conta levou ou não um shadowban é prestar atenção a aspectos que possam indicar problemas na distribuição e no alcance do conteúdo.

Assim sendo, há duas maneiras de conseguir identificar se sua conta sofreu um shadowban no Instagram:

  1. Pelo Instagram Insights da sua conta comercial, mais especificamente na aba Atividade;
  2. Pelo feed Explorar.

Na primeira opção, se notou uma queda no número de comentários e curtidas, é sinal de que menos usuários viram o conteúdo.

Já na aba Explorar pesquise as hashtags que você utilizou na sua última publicação e verifique se ela aparece entre os posts listados. Se o seu conteúdo não estiver entre eles, esse será mais um indício de shadowban.

Nova atualização sobre shadowban no Instagram

No entanto, há uma nova atualização! Agora, se você postar alguma coisa que possa de alguma maneira ferir as regras do Instagram, eles vão te mandar um aviso aqui dizendo que o conteúdo não pode ser recomendado para pessoas que não seguem você.

Ou seja, eles vão segurar a entrega daquele tipo de conteúdo somente para as pessoas que já te seguem no seu círculo e zero para quem não te segue.

Além disso, ele dá uma instrução para que você considere editar ou remover esse conteúdo que não segue os princípios e as recomendações.

Quais motivos levam ao shadowban?

Existem muitos motivos para que o shadowban no instagram ocorra. Mas, alguns deles foram percebidos por muitas contas e passaram a se tornar mais comuns, dentre as empresas que violavam a política de bom uso da rede.

Veja a seguir alguns desses possíveis motivos:

1. Mau uso de hashtags

Uma das causas que podem transformar um post em um fantasma no Instagram é o mau uso de hashtags.

Sua conta pode sofrer o shadowban por usar hashtags proibidas ou que estejam sob revisão pelo Instagram.

Fique atento a termos sexualmente explícitos, hashtags que façam menção a drogas, tráfico ou discursos de ódio.

Outro caso que pode gerar penalidade no uso de hashtags é o excesso delas.

Como indicação geral, o máximo de hashtags por publicação seria de 30, mas quem utiliza essa rede sabe que muitas contas extrapolam esse número já bastante farto.

2. Uso de robôs e compra de seguidores e curtidas

Qualquer tentativa de fraudar dados nas redes sociais deve ser condenada. Nesse sentido, fazer isso pode colocar em risco não só a presença da marca, como também pode manchar a imagem da empresa.

Isso porque alguns casos de sorteios ou compra de seguidores podem fazer com que a rede social identifique mau uso da plataforma.

O que também pode levar ao banimento temporário e esconder publicações de usuários.

3. Denúncias de outros usuários

Por fim, uma conta que recebe muitas denúncias de outros usuários também pode sofrer um shadowban no Instagram.

As denúncias podem ser feitas quando os usuários percebem fraudes na conta comercial, como sorteios indevidos, compra de seguidores e curtidas ou uso indevido de robôs. Ou também por publicação de conteúdo inadequado.

Quais são os impactos nos posts ou no perfil?

O impacto maior que o Shadowban no Instagram pode trazer para seu perfil é sofrer problemas de engajamento.

Isso porque seus posts serão raramente mostrados e, por consequência, terão menos curtidas e comentários.

Além disso, sua marca, empresa pode ter problemas de relacionamento. Afinal, como já diz aquele velho ditado popular “Quem não é visto não é lembrado”, sua marca poderá cair no esquecimento.

Como reverter o shadowban no instagram?

Se você confirmou que sua conta ou de sua empresa está em um shadowban, fique tranquilo!

Saiba que o banimento é algo temporário. Dessa maneira, o ideal é evitar as práticas que geraram o banimento, para garantir que ele não se estenda por mais tempo.

Além disso, você pode seguir esses procedimentos:

  • dê um tempo no seu perfil, algo entre 24-48h sem nenhuma publicação;
  • diminua o volume de postagens por dia;
  • mude o status do seu perfil de comercial para pessoal;
  • cancele os acessos de aplicativos da sua conta;
  • se a conta for de uma grande empresa, entre em contato com o Instagram.

Como impedir que o shadowban aconteça?

O shadowban está diretamente ligado a algumas práticas consideradas impróprias pelo Instagram.

Logo, o ideal é conhecer essas más práticas e evitá-las.

Portanto, separei a seguir algumas dicas práticas mais prováveis de causarem esse banimento. Não deixe de conferir!

Não use hashtags impróprias

As hashtags impróprias são geralmente utilizadas em fotos proibidas na plataforma ou associadas diretamente a termos indevidos.

Nesse caso, o melhor para evitar o shadowban é passar um pente fino na lista e optar por aquelas que sejam as mais relevantes para a sua estratégia e seu público-alvo e não tenham nenhuma indicação de restrição por parte do Instagram.

Não exagere nas hashtags

Como já mencionado, o uso excessivo das tags é visto com maus olhos pela rede social.

Existe uma boa prática de usar apenas 30 por publicação. Algumas indicações promovem que o uso ideal é limitar a 6 hashtags e nunca ultrapassar 30 delas.

Varie as terminologias

O uso repetitivo do mesmo termo de hashtags pode ser percebido como spam pelo algoritmo do Instagram.

Dessa forma, encontre variações para não ser visto com maus olhos.

Minimize a automação

O Instagram deixa isso claro em seus termos de uso: você não pode usar automações que ajudem sua conta a ganhar seguidores, como curtir vários posts por minuto ou seguir dezenas de pessoas ao mesmo tempo.

A plataforma consegue detectar esse tipo de comportamento porque não é humano e porque essas ações carecem de um contexto (como no caso de perfis que comentam em publicações em outro idioma).  

Dessa forma, o Instagram pode banir suas publicações e até bloquear suas ações dentro da conta, impedindo você de curtir postagens, seguir perfis e mesmo de publicar novamente por algum tempo.

Seja moderado nas curtidas e comentários

Essa interação deve ser feita com sinceridade e dedicação, mesmo que parte dela seja feita de maneira mecânica.

Bem, essa atitude pode agora ser penalizada com o shadowban. Lembre-se sempre de ter cuidado para não ser confundido com um spammer ou software de automação.

Logo, não exagere nos comentários iguais em diferentes publicações ou diversas curtidas em posts ao mesmo tempo.

Fique atento aos conteúdos postados

Por mais que um conteúdo não seja explícito, o tom usado, ou algumas referências, podem ofender usuários, ou até mesmo gerar má interpretação. 

Isso vai ocasionar em denúncias na publicação, o que automaticamente é considerado para o banimento temporário.

Mantenha-se atualizado

Estar sempre informado sobre o nicho de atuação.

As políticas do Instagram sempre se atualizam, especialmente diante de algumas tentativas de burlar as regras.

Por isso, leia sempre os blogs e sites que estão constantemente postando conteúdos informativos e atualizados sobre o assunto. 

Cuidado com as plataformas de gestão

Antes de utilizar uma plataforma de gestão, é preciso pesquisar a opinião de pessoas que já fizeram uso dela.

Afinal, a plataforma deve prestar um serviço eficiente e que respeite as normas e as políticas do Instagram.

Gostou deste post? Aproveite para ler também nosso artigo com 11 estratégias para aumentar o engajamento no Instagram de loja o risco de ser vítima do shadowban no Instagram