fbpx

Como vender mais na Black Friday? Um guia de conteúdo para te ajudar a vender mais

loja-virtual

Black Friday se aproximando e os empresários (as) e gerentes comerciais estão com a seguinte questão: como vender mais na Black Friday?

Talvez, a sua maior dúvida seja: como atrair mais clientes e vender mais nesse período? Como guiar a minha equipe de vendas para ser mais efetiva e entregar melhores resultados no evento?”

Imagino que essas são algumas dos possíveis questionamentos que trouxeram você até este blogpost, certo?

E isso é muito bom! Afinal, a Black Friday é uma oportunidade incrível para vender mais online e faturar bastante.

Porém, nem sempre essa é uma tarefa simples!

Envolve planejamento prévio, estratégias e metodologias de vendas específicas para o evento, treinar e capacitar a equipe, saber utilizar bem a internet para atrair clientes e mantê-los após a venda, ter um bom alinhamento com o time de marketing, fazer adaptações, entre outros fatores importantes.

Para te ajudar nisso, preparei este guia prático de conteúdos diversos sobre vendas, dicas e estratégias profissionais e especializadas sobre o que você pode fazer para vender mais na Black Friday.

Confira e aproveite!

Como faço para vender mais na Black Friday?

1. Treinamento e metodologias de venda

O treinamento de vendas é uma capacitação para preparar seus vendedores para realizar o melhor desempenho na área de vendas.

Para ser eficaz, o treinamento precisa enfatizar as metas que devem ser alcançadas, como o planejamento será executado até a data da Black Friday e como isso irá gerar resultados e impactos no faturamento.

Um time de vendas precisa de treinamento periódico até o dia do evento para garantir que tudo funcione bem.

Objetivando apresentar resultados, alcançar metas da semana da Black Friday, o treinamento de vendas precisa ser alinhado ao que a empresa possui como objetivo.

Dessa forma, os vendedores conseguem compreender melhor o processo e participar de forma mais assertiva do treinamento.

Você pode treinar com base em metodologias, técnicas ou conceitos para vender mais. Por exemplo:

  • Storytelling em vendas
  • PNL
  • Pitch de vendas
  • Gatilhos mentais

2. Qual a melhor forma de começar a vender pela internet?

Cada vez mais as empresas têm optado por vender pela internet.

Com isso, a concorrência digital nunca esteve tão grande! Apesar disso, engana-se quem pensa que o mercado está saturado. A chave aqui é mostrar o seu diferencial

Okay, Adriano, mas como se destacar? Como utilizar a internet para vender mais de forma efetiva?

Uma estratégia de vendas pela internet envolve muitos pontos, desde a própria presença digital do negócio, como site, redes e mídias sociais, anúncios online, produção de conteúdo, entre outros.

Pode parecer complexo, mas com planejamento e estratégia certos fica mais fácil.

Assim, procure criar autoridade no meio digital por meio do marketing de conteúdo e invista num bom site para anunciar seus produtos.

3. Alinhamento entre marketing e vendas

No mundo empresarial tradicional, costumávamos encontrar nas empresas uma divisão clara entre as equipes de marketing e vendas. 

Desse modo, esses setores tinham funções separadas, sem integração nem interação entre os times. Cada um executava o que precisava fazer e pronto.

No entanto, isso mudou. Atualmente, as equipes trabalham juntas para alcançar resultados melhores, satisfatórios e eficazes.

4. Análise de resultados de vendas

A análise de resultados de vendas é um processo periódico de investigação dos resultados do setor, em busca de insights valiosos para as próximas estratégias.

Assim sendo, você deve mensurar os seus resultados de vendas hoje e quais serão suas ações atingir o que você deseja na Black Friday.

Além disso, analise o que tem dado um resultado melhor e o que precisa ser ajustado. Isso porque a análise pode predizer o futuro.

Ou seja, a partir da identificação de padrões nos eventos do passado, a empresa é capaz de prever o que poderá acontecer e, então, se preparar melhor para essa possibilidade.

Nessa perspectiva, é importante estabelecer bons indicadores de performance (KPIs) para acompanhar, além de saber como analisar dados e tirar bons insights para melhorar a conversão das suas estratégias em vendas.

5. Dicas para vender mais online na Black Friday

Espero que todas essas dicas sejam úteis para ajudar você a otimizar suas estratégias de venda na Black Friday.

Agora que você já está familiarizado com esse assunto, poderá optar por escolhas adequadas a fim de garantir os melhores resultados comerciais para o negócio e vende mais na Black Friday.

Gostou do assunto? Compartilhe esse artigo com seus amigos!