Como criar uma loja Virtual no WhatsApp

Como criar uma loja Virtual no WhatsApp
loja-virtual

Você sabia que você pode criar a sua loja virtual no WhatsApp? Mas para isso você precisa ter a versão Business do aplicativo e mais algumas orientações que separei para você neste artigo.

Antes de te mostrar o passo a passo para criar a sua loja virtual no WhatsApp. Você sabe porque precisa investir nessa ferramentas?

Por que investir em uma loja virtual no WhatsApp?

O principal motivo para você investir em uma loja virtual no WhatsApp é facilitar a comunicação com o cliente. Se você já usa o WhatsApp na sua estratégia sabe o quanto que demanda tempo você entrar em contato com o cliente e sanar todas as dúvidas dele.

Agora se você tem apenas uma loja virtual sabe que às vezes o processo até o cliente efetivar a compra pode ser um pouco longo (e outras vezes ele desiste no meio do caminho). Poder porque não conseguiu tirar uma dúvida, porque não encontrou o produto, porque não entendeu as especificações do produto, etc.

Sabe como você pode evitar tudo isso?

Concentrando tudo em uma única plataforma.

Pensa comigo: um cliente entra em contato com você no WhatsApp, você tira todas as dúvidas dele e em seguida ele ver que você já tem um catálogo vinculado com o seu número. As chances são que pelo link no WhatsApp, o cliente já fechar a venda sem se distrair com outras coisas na internet.

Para te ajudar neste processo, você pode contar com a Vitryne, uma plataforma especializada em e-commerce que vai te ajudar a integrar a sua loja virtual com o seu WhatsApp e Instagram.

Além disso, outra vantagem de você ter sua loja virtual no WhatsApp é que você não precisar ter um CNPJ para começar a vender. Qualquer um que possua uma conta WhatsApp Business está apto a utilizar esse recurso.

Como criar e gerenciar uma loja virtual no WhatApp?

Como criar e gerenciar uma loja virtual no WhatApp

Agora que você já entendeu a importância de ter uma loja virtual vinculado ao seu Whatspp, vou te mostrar como você pode criá-la e gerenciá-la.

Adicionar um produto ou serviço ao seu catálogo

  1. Abra o app WhatsApp Business e toque em Mais opções > Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo.
    • Para criar um catálogo, toque em ADICIONAR ITEM.
  2. Toque no ícone de mais e, em seguida, toque em Adicionar imagens.
  3. Toque em Galeria para carregar imagens do seu celular. Para tirar uma foto, toque em Câmera. Você pode adicionar até 10 imagens.
  4. Adicione o nome do produto ou do serviço. Você também pode incluir detalhes nos campos opcionais de preço, descrição, link e código do produto ou serviço.
  5. Toque em SALVAR.
Mostrar itens do catálogo
  1. Abra o app WhatsApp Business e toque em Mais opções > Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo.
  2. Você pode voltar a mostrar apenas um item ou diversos itens de uma só vez.
    1. Para voltar a mostrar apenas um item: toque no item oculto que você deseja voltar a mostrar para abrir a página de detalhes do produto. Em seguida, toque em Mais opções > Mostrar > MOSTRAR.
    2. Para voltar a mostrar diversos itens de uma só vez: toque e segure um dos itens ocultos que você deseja voltar a mostrar. Toque nos demais itens que você deseja voltar a mostrar e, em seguida, toque em Mostrar > MOSTRAR.

Apagar um produto ou serviço do seu catálogo

  1. Abra o app WhatsApp Business e toque em Mais opções > Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo.
  2. Toque e segure a imagem do produto ou serviço que você deseja apagar.
  3. Em seguida, toque no ícone Apagar e em SIM.

Se preferir, toque na imagem do produto ou serviço que você deseja apagar e, em seguida, toque em Mais opções > Apagar > APAGAR.

Observação: todas as imagens carregadas no catálogo estão sujeitas a uma análise que nos ajuda a confirmar que a imagem, o produto e o serviço estão de acordo com a Política Comercial do WhatsApp.

Como Instar o WhatsApp Business?

Você viu que para ter uma loja virtual no WhatsApp, você precisa da versão Business. Por isso, vou te mostrar agora como é simples ter esse aplicativo.

  1. Baixa o WhatsApp Business na Play Store de maneira gratuita;
  2. Crie seu  perfil empresarial (você não pode usar o mesmo número de telefone que já usa para o WhatsApp );
  3.  Verifique o seu número de telefone, escolha o nome da sua empresa (não pode ser alterado posteriormente) e configure uma foto de perfil.
  4.  Altere seu perfil de negócios do WhatsApp:
    1. Abra o WhatsApp Business> clique no botão Menu> Configurações> Configurações da empresa> Perfil
    2.  Clique em “Editar” no canto superior direito
    3.  Edite os campos e salve as alterações
  5. Defina horários, mensagens de boas-vindas e descrição da empresa

Como compartilhar o catálogo com os clientes?

Agora que você já configurou sua loja virtual no WhatsApp, está na hora de enviar o seu catálogo para os clientes. Para fazer isso é simples, basta:

  • Abrir uma conversa;
  • Clicar no ícone em formato de clips (que você geralmente usa para compartilhar uma foto);
  • Escolher por Catálogo;
  • Selecionar o item que deve ser compartilhado. 
  • E pronto! Enviar para o cliente.

Além disso, os clientes podem encontrar seus produtos entrando no perfil da sua marca, dentro do WhatsApp. Inclusive é possível receber pagamentos por meio da plataforma.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!