fbpx

Como atrair mais seguidores para Instagram pela Aba Explorar

aba explorar
loja-virtual

Não sei se você sabe, mas uma das formas de você conseguir atrair mais seguidores até seu perfil é entendendo como funciona a aba explorar do Instagram.

Por isso, neste artigo, eu vou te mostrar como ela funciona para você atrair mais seguidores e ainda darei dicas de como você pode usá-la!

Acompanhe!

Como funciona a Aba explorar no Instagram?

A rede social queridinha do povo basicamente tem duas bases: superfície conectada e superfície não conectada.

Na base que é da superfície conectada, o Instagram pega o seu conteúdo e envia para as pessoas que de alguma forma te acompanha, ou seja, seus seguidores!

Sendo assim, elas verão seus conteúdos na aba do feed e nos seus stories. Então, a pessoa que te segue vai receber esse conteúdo da base conectada na aba home nos stories dela.

Já na outra base, que é não conectada, estamos falando das recomendações, das hashtags e lugares onde seu conteúdo pode aparecer em perfis que não te seguem. Então, a pessoa a qual não te segue vai ver seu conteúdo, tendo como base as recomendações.

O que fazer para que o conteúdo vá para a aba explorar?

Agora sabendo de tudo isso, o que que você pode fazer para que um conteúdo seu vá parar na Aba Explorar, já que você precisa que novas pessoas vejam seu conteúdo, para conseguir ganhar mais seguidores?

A grande maioria dos tipos de publicação podem ir para Aba Explorar. Inclusive, pode ser que você tenha algum tipo de post que já foi parar lá.

A única diferença é que ir até explorar não é difícil! O problema é ficar lá!

Entenda que milhares de pessoas acessam essa Aba Explorar diariamente. Só que essa aba ela é feita diferente para cada um dos usuários.

Dessa forma, se você entra dentro da sua Aba Explorar você vai ver postagens que são semelhantes às postagens que você curte ou que você passa um tempo sobre elas.

Além disso, você vai ver também postagens que tem a ver com os gostos das pessoas que você segue. Então suponha que você siga várias nutricionistas, verá que vai aparecer alguma nutricionista ali também.

Então primeiro saiba todas as postagens podem ir para a Aba Explorar. A grande questão é que elas não ficam lá por muito tempo.

Agora como eu te falei, existem duas bases: superfície conectada e superfície não conectada.

Algumas contas, o Instagram retira delas a possibilidade de estarem com a base da superfície não conectada, isto é, existem alguns tipos de conteúdo que o Instagram não empurra para novos usuários.

Principalmente aqueles que violam algumas das suas diretrizes ou são aqueles conteúdos de produtos ou comercialização de equipamentos ou produtos ou serviços que o Instagram não está de acordo.

Por isso, que ele tira essas contas da base não conectada fazendo com que os seus conteúdos não cheguem facilmente até novas pessoas.

Dicas para atrair mais seguidores pela Aba Explorar

1. Segmentação de público

Fazer a segmentação de público com certeza é um dos fatores mais importantes quando a gente fala sobre ir para Aba Explorar.

A segmentação de público é basicamente quando o Instagram olha para os seus seguidores e ele fala assim:

Essas pessoas são um pouco parecidas entre elas, gostam das mesmas coisas, gostam de seguir as páginas que são mais ou menos essas aqui também.

Então quando o Instagram olha para os seus seguidores e ele vê segmentação de público com qualidade e clareza, ele vai pegar um conteúdo seu e vai colocar numa Aba Explorar de pessoas parecidas com essas que já te acompanham porque o Instagram quer que você cresça.

Sabendo disso, se você:

  • Já comprou seguidores;
  • Fez automação de vários tipos de conteúdo diferentes que estão atraindo pessoas diferentes;
  • Já mudou de nicho;
  • Era um perfil pessoal que virou profissional;
  • Era um perfil de loja e virou seu perfil.

Tudo isso faz com que aqueles seguidores que estão no seu Instagram não sejam seguidores segmentados.

Quanto menor a segmentação, mais difícil vai ser de você levar um conteúdo seu para a Aba Explorar.

2. Poste com constância

O Instagram também dá privilégio às pessoas que postam com constância. Mas, pensando matematicamente, todas as vezes que você aumenta sua quantidade de publicações, automaticamente você aumenta também a sua chance de viralizar, a chance de acertar um bom conteúdo.

Assim sendo, quem posta com mais consistência tem também mais chances de ir parar na Aba Explorar

3. Saiba analisar a Aba Explorar

Vá lá na sua Aba Explorar e faça uma análise dos conteúdos que estão lá.

Os conteúdos que foram publicados, quais as cores, quais as fontes, quais os horários de publicação, se usaram hashtag ou não.

Isso tudo vai fazer com que você tenha uma inteligência e essa inteligência pode ser utilizada na hora de produzir novos conteúdos.

Afinal, agora você sabe o segredo para um conteúdo ir para a Aba Explorar. Dessa forma, pegue esse segredo e aplique dentro do seu próximo post.

4. Salvamentos

Um dos pontos mais relevantes para que uma postagem vá para a Aba Explorar é o salvamento.

O Instagram leva muito em consideração o salvamento quando vai decidir qual postagem vai para essa aba. Além do salvamento, outra métrica extremamente importante é a taxa de cliques sobre a sua publicação.

A taxa de clique dentro da sua publicação é a metrificação que o Instagram faz pela quantidade de pessoas que foram até uma publicação sua e clicaram sobre ela.

Isso vai fazendo com que ela tenha mais cliques, mais alcance e o Instagram entende quais são os melhores conteúdos daquela Aba e produzindo o conteúdo de um jeito que ele acredita que irão passar mais tempo.

5. Varie entre os conteúdos

Tem gente que fica preso na identidade visual e nunca sai dessa prisão.

Você não precisa ficar preso numa identidade visual! Veja o que está funcionando dentro do seu Explorar.

Teste conteúdos em diversos formatos como bloco de notas, prints de Twitter e veja o que performa melhor na sua conta.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário!