fbpx

5 estratégias criativas para sua empresa vender mais no Natal 2022

vender mais no Natal
loja-virtual

Será que as lojas físicas e online vão vender mais no natal 2022?

A resposta para essa pergunta depende de como elas agirão diante desse momento. Por isso, se você quer que a sua loja tenha bons lucros no fim do ano, precisa prensar na preparação para a data!

Assim sendo, agora é a hora de focar todos os esforços na sua campanha para vender mais no Natal 2022.

Vale lembrar que as pessoas gostam de se antecipar e já poderão iniciar suas vendas no início do mês de dezembro.

Então, o que fazer para vender no Natal?

Neste artigo, vou lhe ensinar 5 estratégias bem criativas para você aplicar na sua loja e vender mais no Natal!

1. Personalize o layout da loja

Pequenas mudanças do site são uma das táticas para você vender mais no Natal.

Dessa maneira, capriche no layout do site e na decoração natalina da loja. Aplique-a em banners e outros elementos do seu site, bem como nas suas peças de divulgação, como posts para redes sociais, anúncios de mídia paga e e-mail marketing.

Deixar a loja com o clima de natal, mostrará para os seus clientes que o seu estabelecimento está pronto para recebê-los. Além disso, você também atrairá os clientes, pois isso chama a atenção deles, o que pode fazer com que eles queiram conferir melhor os produtos.

Esse é o momento de fluir a sua criatividade! Invista em itens e temas do site bem natalinos, em uma playlist personalizada para tocar no site ou na loja física!

Tenha em mente que campanhas de Natal criativas são aquelas que emocionam. A data por si só já carrega essa característica: o Natal é o momento em que muitas pessoas param para refletir e serem solidárias umas com as outras.

Ao planejar a sua campanha de Natal, pense nas pessoas. Faça algo que sensibilize, que emocione, que toque, enfim, que desperte o amor e a compaixão! É isso que buscamos no Natal.

Isso gera mais identificação com o seu público, o que pode resultar em ótimas vendas. 

2. Prepare o WhatsApp da sua loja para o Natal

Hoje em dia, a maioria das pessoas utiliza o WhatsApp para entrar em contato com marcas, empresas e lojas.

Sendo assim, sem dúvidas, esse aplicativo com certeza será um importante canal tanto de comunicação quanto de vendas para sua loja faturar mais.

A sua loja já possui uma conta comercial do WhatsApp? Já elabore e programe respostas automáticas para não perder nenhum contato.

Além disso, você pode disponibilizar um link de WhatsApp para seus potenciais clientes na biografia do Instagram, por exemplo.

Você pode inclusive criar uma mensagem automática de saudação!

3. Ofereça ofertas especiais

Vou lhe ensinar uma tática de oferta especial que pode te fazer vender mais no Natal! Ela se chama: desconto progressivo.

O que é isso, Adriano?

O desconto progressivo é concedido à medida que itens são adicionados ao carrinho. Desse modo, o benefício pode ser aplicado em todos os produtos à venda na loja, em uma ou mais categorias, ou em uma linha especial (de uma marca ou um tipo específico de mercadoria).

Por exemplo, se você está no nicho fitness, o desconto progressivo pode ser restrito a uma categoria. No exemplo de produtos masculinos para academia, você pode conceder descontos de 10% a 25% conforme o número de itens comprados: top + 2 regatas, camiseta + short, tênis + pacote de meias.

Para definir quais percentuais aplicar, é interessante calcular a margem de lucro dos produtos para que o desconto não comprometa a saúde financeira do negócio.

Geralmente, os softwares de gestão para e-commerces fazem esse cálculo de acordo com a mercadoria.

4. Invista em mídia paga

Nessas épocas, a concorrência é enorme, principalmente no varejo. E é aí que um bom trabalho de mídia paga pode elevar seus resultados a outro nível.

Pode parecer muito simples e muito básico falar isso, mas sempre é bom lembrar: invista em campanhas de mídia paga no Google e Facebook.

Para os anúncios, utilize palavras-chave segmentadas e recorrentes para compras de Natal. Utilize o gatilho mental de urgência nos textos, informando sobre ofertas de tempo limitado ou garantindo o recebimento do produto antes do Natal.

Além disso, não se esqueça de negativar termos para evitar pagar por tráfego que não vai gerar conversões.

5. Facilite o processo de pagamento


A AlliN indica que as principais formas de pagamento utilizadas para as compras de Natal serão cartão de crédito parcelado (56%), cartão de crédito à vista (36%) e Pix (31%). Sendo assim, é essencial oferecer essas modalidades na sua loja virtual.

Ao oferecer mais condições de pagamento, você amplia as possibilidades de público durante as vendas de Natal. Portanto, que tal aproveitar o período para diversificar ainda mais?

Pix, boleto bancário, diferentes bandeiras de cartão de crédito e cartão pré-pago são alguns meios de pagamento que seu e-commerce pode aceitar.

Além disso, leve em consideração que as pessoas estão dispostas a gastar mais nesse período.

Logo, ao oferecer parcelamento sem juros, você incentiva que o consumidor gaste mais em sua loja, já que poderá parcelar.

Todas essas estratégias têm potencial para fazer o seu e-commerce e loja física vender mais no Natal, não tenha dúvidas. Para isso, faça um planejamento, combine duas ou mais ideias e prepare-se para o sucesso!